A EDUCAÇÃO JARDINENSE EM 1970

segunda-feira, 2 de maio de 2011

AÇOUGUE PÚBLICO, ONDE FUNCIONAVAM SEIS "ESCOLAS" MUNICIPAIS

ESCOLA MUNICIPAL NA ZONA RURAL

ESCOLA MARINHEIRO SALDANHA, A 1ª CONSTRUÍDA PELA PREFEITURA NA CIDADE

A antiga ANCAR (hoje, EMATER), no ano de 1970, produziu um relatório acerca da situação educacional de Jardim de Piranhas. Veja abaixo os trechos principais:

O município de Jardim de Piranhas, conforme uma recente pesquisa realizada nas escolas, na qual foram utilizados questionários, revelou os seguintes resultados:
a) estabelecimentos primários: municipais (38), estaduais (07), particular (01), paroquial (01).
b) professores: municipais (38), estaduais (18), com cursos (10), leigos (46).
c) população escolar: matrícula efetiva (1.600).
Sabe-se que, das 38 escolas municipais, 6 funcionam na sede do município, ocupando estas um único prédio (açougue público). As demais escolas (32) se distribuem por toda a zona rural. Por outro lado, 50% do total dessas escolas recebem unicamente subvenção da Prefeitura Municipal. A pesquisa revelou ainda que, em termos percentuais, 65% dos estabelecimentos escolares existentes na área do município não dispõem de privadas e lavatórios, enquanto apenas 10% são servidos de filtros. Na grande maioria dos estabelecimentos (quase todos), observou-se a falta de carteiras escolares, sendo utilizados tambores, bancos e mesas, revelando uma considerável deficiência de equipamentos que possam atender à população escolar. Em síntese, pelos dados que foram apresentados, o grau de instrução do professorado do município, que ainda não teve a oportunidade de se aperfeiçoar, as deficiências em equipamentos e materiais escolares, sem contar com outros aspectos considerados de importância, reclamam um trabalho planejado junto a estas escolas, capaz de corrigir ou amenizar os obstáculos que se apresentam a formação primária da população.

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "