DICA DE PORTUGUÊS: ESTÁ OU ESTAR?

domingo, 10 de abril de 2011

É bastante comum ler frases do tipo “Ela não vai está em casa”. A confusão entre as formas ESTÁ e ESTAR ocorre porque ambas têm pronúncias bastante parecidas. Mas não se enganem mais: ESTÁ é a terceira pessoa do singular e ESTAR, a forma infinitiva do verbo. Para aqueles que sempre tiveram dificuldade com conjugação de verbos, aqui vai um macete: quando estiver em dúvida sobre qual forma usar, substitua-a pelo verbo BEBER, por exemplo. Se você usar a forma BEBE, é sinal que deverá usar ESTÁ. Porém, se a forma empregada for BEBER, significa que deverá escrever ESTAR. Utilizando o exemplo acima, percebam que só poderíamos grafar “Ela não vai beber em casa” (beber = estar). Já nesta frase: “Ela está em casa”, a forma só poderia ser substituída por BEBE. Esse mesmo macete também serve para diferenciar o uso de DÁ e DAR. Consegui ser claro?

177 comentários:

Priscila disse...

Ótima dica!
você nem imagina o quanto esse macete ajudou-me.
Muito obrigada.
Priscila Paiva.

Priscila disse...

Ótima dica!
Você não imagina o quanto me ajudou agora.
Agradecidamente
Priscila Paiva

Anônimo disse...

Essa dica foi a melhor de todas.... obrigada

Anônimo disse...

MARAVILHOSA ESSA DICA!!!

Anônimo disse...

Opa! Espero que eu lembre desse quesito na hora da redação. Valeu!

shaka de virgem disse...

Muito obrigado Alcimar!

Jorge Clésio disse...

Muito BOm!

Anônimo disse...

Sempre tive esssa dúvida. Valeu!

Anônimo disse...

Muito valiosa essa dica do está ou estar!!!! Obrigada.Maria tereza

Anônimo disse...

Muito Bom!!! Parabéns!!!

Anônimo disse...

Na seguinte frase "PLANEJAR MELHOR O TEMPO PARA RESPEITAR O PLANO DE AUDITORIA, SE O PLANO ESTÁ APERTADO TENTAR TRABALHAR SEMPRE O TEMPO QUE DADO"

DEVO USAR ESTÁ OU ESTAR???

Anônimo disse...

Muito bom o macete!!

José Carlos A. Andrade disse...

Excelente dica! Na verdade achei que foi a melhor entre todas que pesquisei. Obrigado.

Nosso blog nossa luta disse...

Estava mesmo em dúvidas,obg pela aula.

Nosso blog nossa luta disse...

Estava mesmo em dúvidas,obg pela aula.

Montenegro disse...

Nunca pensei que me embriagar iria me ajudar a não errar ESTÁ OU ESTAR. ESTAR=BEBER; BEBE = ESTÁ

Anônimo disse...

adorei a dica

Anônimo disse...

Obrigada!gostei muito das dicas...

Kris Layne disse...

mtt bomm enfim entendi

Anônimo disse...

massa

Anônimo disse...

Muito boa!

Anônimo disse...

Ótima dica adorei...Um abraço!

Anônimo disse...

Melhor dica, impossível!!!

Anônimo disse...

Que massa cara,
:D
Gostei muito,
muito ÚTIL.
Valeu.
;)

Anônimo disse...

Excelente dica. Sempre tive dúvida entre está e estar. Valeu

Unknown disse...

A melhor dica!

Unknown disse...

A melhor dica!

Anônimo disse...

Incrível! A melhor dica de todas que pesquisei, obrigado mesmo.

Anônimo disse...

muito,muito bom.

Anônimo disse...

Veleu! Abraços!

Anônimo disse...

Perfeito.

Anônimo disse...

Excelente dica!!!
Parabéns pela ótima fonte de pesquisa de forma prática e dinâmica...seus exemplos e dicas são extraordinários. Valeu.

Anônimo disse...

manda mais macetes, pois esse nos ajudou muito

Anônimo disse...

Cara... Valeu mesmo! Ótima dica!!!

Anônimo disse...

Cara... Valeu mesmo! Ótima dica!!!

Unknown disse...

Excelente dica, parabéns, até hoje tinha a maior dificuldade em colocar na forma correta, obg.

Anônimo disse...

Legal!! Não estava ligado na 3ª pessoa do singular!!! Ótima dica, valeu mesmo!! Muito obrigado.

Anônimo disse...

Foi a forma mais simples e objetiva de encontrei.
Muito bom!!
Parabéns
Heloisa PE

Anônimo disse...

Muito boa a sua dica, você me ajudou bastante.
Fico muito grato

Kátia disse...

Dica excelente! Agradeço.

Kátia disse...

Dica excelente! Agradeço.

Robson Oliveira disse...

Alcimar, antes não sabia mesmo como escrever os dois tipo, mas com sua dica, não tenho mais erro!!!!!!! MUITO AGRADECIDO!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Obrigado,valeu a dica. .Acho q saberei usar cooretamente

Unknown disse...

Excelente dica, dúvida nunca mais... Obrigada

Anônimo disse...

Excelente...obrigada pelo macete.

Anônimo disse...

Muito bom..

Anônimo disse...

Sem dúvida a melhor dica. Excelente!
Parabéns!
Obrigada!

Unknown disse...

Excelente dica, muito boooooommmmm.

chaves disse...

Simplesmente, nota 10.

Anônimo disse...

O problema é que no nordeste essa pronúncia errada ja é incorporada....E ai como você estar ? Porque você não me dar atenção? por ai....

Anônimo disse...

Oxe. Nada haver esta pronúncia errada com o Nordeste. Sem fundamento.

Maria José disse...

Valeu, não esqueço mais...

THIAGO NICACIO disse...

gostei muito!!!!!!

Unknown disse...

A melhor de toda as digas, obrigado!!!!

Unknown disse...

Essa é a melhor de todas que já encontrei. Obrigado!

Anônimo disse...

Agradeço muito por ter me esclarecido essa duvida, valeu muito!

Anônimo disse...

Nordestino errou de novo.''nada haver '' rs. certo é ''nada a ver''

Anônimo disse...

Se for tipo: o caminhão está descarregando

Cristiano††† disse...

nossa,muito obrigada pela ajuda,me ajudou muito!

Anônimo disse...

A melhor dica de todos os tempos!

Anônimo disse...

Conseguiu, mas o correto não seria "Conseguir ser claro?"
Obrigado! Você foi ótimo!
Sds,
Evaritso.

Unknown disse...

Não tirei 10 em uma prova de Ciência Política por conta desse bendito ESTAR. Muito obrigada! Não esquecerei jamais o macete. Você foi brilhante!

Unknown disse...

Muito obrigada. Esclareceu totalmente. Deixei de tirar 10 na prova de Ciência Política por conta desse bendito ESTAR. Não esquecerei jamais o macete. Brilhante!

Anônimo disse...

Adorei a dica! :)

Unknown disse...

Excelente Dica, show

Unknown disse...

Gostei do Macete.

Unknown disse...

perfeito! agora sem erros.

Unknown disse...

ótima dica!
Sem erros agora!!

Unknown disse...

muito obrigado pela dica
é muito boa
ajudou-me muito

Unknown disse...

muito obrigado pela dica
é muito boa
ajudou-me muito

Roberto disse...

excelente dica, obrigado

Roberto disse...

achei excelente!

Anônimo disse...

Conseguir é o verbo sem ser conjugado... você precisa conjugar em algumas frases.

Unknown disse...

Não me aprofundei muito em questões semelhantes a estas . Mas, "até agora", pra mim elas continuam sendo AS MELHORES DE TODAS!!!!
Só sendo da minha terra!!! kkkkkk

Anônimo disse...

Poxa!!! Ameii

Anônimo disse...

Ótimo!

Anônimo disse...

Com essa dica fica mais fácil lembrar. Valeu!!!










Anônimo disse...

Parabéns meu Patrão. Você é o cara.

Anônimo disse...

Alcimar vc é o cara! com esse macete em um minuto vc tirou minha dúvida que eu tinha há 30 anos. Sempre tive dúvida com essas palavras está, estar, dá e dar. Agora eu não tenho mais.
Valeu cara! que DEUS te abençoe. Continue publicando esses macetes.

Unknown disse...

Parabéns ótima dica.

Anônimo disse...

Muito bom mesmo!!!!

Anônimo disse...

Excelente , o que falta em alguns casos é mais simplicidade ao que se explica .
Amei !

Anônimo disse...

Trata-se de de um dica fenomenal. valeu.

Anônimo disse...

Gostei muito!!!! Obrigado pelo macete.

Anônimo disse...

Excelente dica !
Me ajudou muitooooo
Obrigada!

Anônimo disse...

Excelente dica!
A inteligência está na simplicidade.
Obrigada!

Anônimo disse...

Muito boa a dica! Obrigada!

Anônimo disse...

agora nunca mais vou erra

Anônimo disse...

este macete e muito bom

Anônimo disse...

Perfeito!! Obrigada!!

Anônimo disse...

Excelente diga.

Obrigado

Anônimo disse...

Boa dica! Agora ocorrerá menos erros.

Juuh Priincee' disse...

Muito boa a sua dica, ajudou bastante. Parabéns e Obrigado!

Anônimo disse...

Excelente dica. Não me confundirei mais.

Anônimo disse...

Ótima dica, a melhor de todas.

Anônimo disse...

A melhor dica de todas.
Vale,ajudou-me bastante.

Anônimo disse...

Muito boa a dica...ESTÁ de parabéns kkk'

Anônimo disse...

Não entendi

Anônimo disse...

Nenhum... deveria ser "estiver". Se o plano estiver apertado...

Anônimo disse...

Dica perfeita! Com ela ajudei meu amigo Tércio a diferenciar, e a vida dele melhorou bastante!

Anônimo disse...

Dica perfeita! Com ela eu pude ajudar meu grande amigo Tercio a diferenciar, e desde então a vida dele está melhor.

Anônimo disse...

e se for: a casa (estar ou está) cheia de de homens?

Anônimo disse...

amigão gostaria que, se fosse possível você acrescentar mais alguns exemplos, me esclareceria ainda mais. Mesmo assim já estou muito grato e obrigado pela macete postado.

Anônimo disse...

Excelente! Não errarei mais. xerooooo

Anônimo disse...

ÓTIMA DICA!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Exatamente. Sem fundamento assim como esse "nada haver".

Unknown disse...

Não. "Consegui" está na colocação perfeita. Ele se refere ao fato de ter conseguido ter sido claro. Já a palavra "conseguir" refere-se a algo mais. Ex:. "Eu não vou conseguir ser claro".

Unknown disse...

Ótima dica. Realmente simples e objetiva.

Unknown disse...

Valeu.

Anônimo disse...

Ótimo.

Anônimo disse...

Excelente a dica.
Parabéns!!!!

Unknown disse...

Muito bom!!!

Anônimo disse...

Me ajudou muito, ótima dica.

Unknown disse...

Adorei a dica, muito boa!!

Anônimo disse...

Isso chama-se preconceito linguístico. Assim como no nordeste e em qualquer outro lugar é comum a troca de "está" e "estar", o mesmo serve pra "haver" e "a ver". Já ouviu falar em variação linguística? Pelo visto, não!

Anônimo disse...

ajudou bastante, pena que tem gente que fala merda.

Direto do Colo de Deus disse...

Otima, mlr que achei na net. vlw

Direto do Colo de Deus disse...

Ótima dica, melhor q achei na net, vlw

Unknown disse...

Excelente dica, a melhor que encontrei. Grata!

Neide Paulino disse...

Dica EXCELENTE! Nunca mais esquecei. Muito obrigada!

Anônimo disse...

Parabéns, excelente dica, rápida e pratica, de grande utilidade.

Anônimo disse...

Gostei muito. Acredito que não vou ter mais
diculdade

Anônimo disse...

Muito obrigada mesmo! Amei! vou parar de me torturar agora.

Anônimo disse...

Essa dica foi super!!! Será que teria uma dica como essa para, viajem ou viagem?

Anônimo disse...

Essa dica foi super!!! Será que teria uma dica como essa para, viajem ou viagem?

Elisete disse...

Gosto de prof. Assim q procura ajudar o aluno facilitando aprendizado. Amei

Anônimo disse...

Obrigada, ótima dica.

Unknown disse...

Uso também: SE ENCONTRA = ESTÁ e SE ENCONTRAR = ESTAR

Andréia disse...

Excelente dica....

Andréia disse...

Excelente dica....

Unknown disse...

Dica eficiente e criativa.
Obrigado!

Unknown disse...

Adorei a dica, consegui entender. Obrigada

edvania disse...

Ótima dica

Anônimo disse...

Excelente explicação. Foi muito útil para o meu aprendizado.

Unknown disse...

Muito legal esse macete

Unknown disse...

valeu a dica muito lega

Amizade disse...

Viagem quando for substantivo. E viajar, quando o verbo estiver conjugado.
Ex: A viagem foi ótima! (viagem /substantivo)
Gosto de viajar nas férias. (Viajar- ação, verbo conjugado).

Unknown disse...

Ótimo macete, me ajudou muito.

Unknown disse...

Ótimo macete, me ajudou muito.

Ivanildo José de Vasconcelos disse...

Ivanildo José.
Arretado esse macete, me ajudou bastante!

Unknown disse...

Nossa! Como esse macenete vai me ajudar pro resto da vida...

Unknown disse...

Amei a dica!

Anônimo disse...

Gostei não só da primeira dica, mas sim, de todas.

Anônimo disse...

Povo idiota ao invés de usar a dica para o bem fica tentando humilhar as pessoas.

Anônimo disse...

Que legal! Nunca mais vou errar. Pessoal vamos aprender e deixar de querer ser melhor que os outros, nós precisamos sempre do próximo.

Anônimo disse...

Muito bom. Obrigada pela dica.
Me livrei da dúvida.

Anônimo disse...

Muito obrigada pela dica.
Me livrei da dúvida.
Nancy Silva

Unknown disse...

Boa noite Alcimar Araújo,

Quero deixar meus sinceros agradecimentos pelo macete.

Excelente.

Yara Rocha

Unknown disse...

Me ajudou bastante! Obrigada!!!

Anônimo disse...

Muito legal!

Anônimo disse...

Nem todas as frases essa dica vai servir, estou exatamente procurando algo para encaixar em minha frase e essa dica não serviu.....porém ela é muito boa....simples e objetiva.

Unknown disse...

ÓTIMO

Anônimo disse...

Não sei se digo obrigado ou obrigada!

Anônimo disse...

Bom dia!
Parabéns, a dica é fantástica, pois só agora conseguir compreender.
Obrigada!

Unknown disse...

EXCELENTE DICA, OBRIGADO!!!

Gr. José Capitulino da Rocha disse...

Valeu por ESTAR me ajudando!

Unknown disse...

Show de bola.

Carlene disse...

Amei essa dica, me ajudou bastante

Anônimo disse...

ótimo!!!

Rosemary Tenório de Souza disse...

Esse Alcimar é fera!!! Quero estar sempre acompanhando seus macetes😉

Aldo de Medeiros disse...

Excelente dica. Vivi até agora, 72 anos para dizer que aprendi sem dúvida alguma como usar "está ou estar". Mas ainda bem que aprendi em tempo rsrs obrigado pela DICA

Unknown disse...

Adorei o macete, muitíssimo obrigada! ;)

Unknown disse...

Mew muito obrigado um método muito simples e fácil de pegar (:

Unknown disse...

Gostei

Anônimo disse...

Acho que todo elogio é válido quando se ajuda alguem !! mas nao saber a diferença qdo do uso da palavra ESTÁ ou ESTAR é ser BURRO DEMAIS PQP !!!!!!!!

Anônimo disse...

Na frase: "É melhor deixar como está", ou "É melhor deixar como estar". Qual correta? Observe que temos um advérbio "como". E aí?

Anônimo disse...

Me ajudou muito. obgda.

Anônimo disse...

Adorei. Gostei. Amei.!!!

Nathii disse...

" tem que está legal no país" ou "tem que estar..." ? Obrigada

Unknown disse...

MELHOR DICA DE TODAS. OBRIGADA

Anônimo disse...

Sensacional! Muito Obrigado!

Anônimo disse...

Qual a forma correta?
É sempre muito bom está/estar com vocês!

Anônimo disse...

Adorei!! Obrigada

Anônimo disse...

Obrigada pela dica!

Unknown disse...

Quero saber se é correto dizer a frase.
" Vou está liberando a senha"

Unknown disse...

É sempre muito bom beber com vocês! Estar (forma correta)
É sempre muito bom bebe com vocês! Está (forma errada)

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "