DICA DE PORTUGUÊS: O USO ADEQUADO DO VERBO “IR”

quinta-feira, 28 de abril de 2011


A banda Aviões do Forró, na música “Sou Gordinho”, cometeu um equívoco bastante comum. Vejam no trecho abaixo:

Eu sou gordinho, sou, não vou na academia
Eu sou gordinho, sou, o meu negócio é putaria
Eu sou gordinho, sou, gosto de namorar
E quando eu pego uma gatinha, boto logo é pra torar

(...)

Inicialmente, peço desculpas pelo linguajar de péssimo gosto. Mas, infelizmente, nós já estamos acostumados com a baixaria que há tempos tomou conta dos forrós “modernos”. Vamos, então, ao que interessa. Percebam que, no primeiro verso, diz o gordinho: “não vou na academia”. Realmente, isso só seria possível se essa academia fosse um veículo. Ir em alguma coisa significa usar essa coisa para se locomover. Por exemplo: Fui na moto ao sítio. Quando o verbo ir significar se dirigir a algum lugar, deve-se sempre empregar a preposição a. Exemplos: Vou ao banheiro, Fomos ao rio, Irei à praia. Nunca mais falem (ou escrevam) “Vou no banheiro”, porque, nesse caso, você terá de entrar nele, ligá-lo, colocar a primeira marcha e sair dirigindo-o, feliz da vida!!

3 comentários:

AFONSO ALVES disse...

Ótima explicação.

Anônimo disse...

Meio desagradável, mas tudo bem, precisamos nos acostumar, ainda mais xom essa juventude de hoje em dia...

Pico disse...

Nice bro. Thank you

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "