O EXECUTIVO É MAIS IMPORTANTE QUE O LEGISLATIVO?

quinta-feira, 28 de abril de 2011


Quando Montesquieu (saiba mais sobre ele em http://www.suapesquisa.com/biografias/montesquieu.htm) defendeu a divisão do poder em três, jamais imaginaria a baixa popularidade que o Legislativo alcançaria no Brasil. Apesar de o Executivo e o Judiciário também não receberem boas notas da população, nossos vereadores, deputados e senadores são mais ultrajados que prefeitos, governadores, presidentes, juízes, desembargadores e ministros de tribunais superiores.
Uma faceta desse desprezo se nota nestes dias, aqui mesmo em Jardim. Só se discute quem será o próximo prefeito, quem apoiará quem para prefeito, quem será escolhido para vice-prefeito etc. Até agora, não ouvi uma palavra, não li uma mísera frase sobre a eleição para a Câmara de Vereadores. Nossa casa legislativa está sendo totalmente ignorada, como se a composição dela não tivesse nenhuma importância. 
Considero o papel do legislador e, particularmente, do vereador de extrema relevância. Afinal, se cabe ao Executivo cumprir as leis e, ao Judiciário, fazer essas leis serem cumpridas, percebam que o papel principal recai sobre quem elabora tais leis. Uma legislação mal elaborada dificulta o trabalho de juízes e advogados. Uma lei injusta obriga o prefeito a governar contra o povo. Uma lei que aumenta impostos ou é benevolente com marginais perigosos em nada contribui para o bem-estar da sociedade.
Por outro lado, uma Câmara de Vereadores que tenha compromisso com o povo ajuda o Executivo a governar com eficiência, observando os princípios da administração pública e aplicando os recursos com responsabilidade fiscal e social.
Não deveríamos, portanto, trazer para o debate a escolha dos futuros vereadores? Fica aqui a sugestão.

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "