DICAS DE PORTUGUÊS: NÃO MISTURE AS PESSOAS

domingo, 24 de abril de 2011

Equívoco muito comum, principalmente nas músicas da banda Aviões do Forró (argh!!), é a mistura das 2ª (tu) e 3ª (você) pessoas do singular. Vejam no trecho da música “Pode Brigar Só”:

(...)

Muitas vezes eu me calo
E não fala nada
Mesmo sabendo que você
Está totalmente errada
Só pra não te magoar mantenho
Meu silêncio
Por nosso amor deixo
As palavras presas na garganta
Porque sei que discutir não adianta
Se depois eu vou correr querendo te amar

(...)

Ou uma coisa ou outra. Ou você trata a pessoa a quem está se dirigindo por VOCÊ ou por TU. Só não pode misturar as pessoas. No trecho acima transcrito, ou se diria “Mesmo sabendo que tu estás totalmente errada” ou “Se depois eu vou querendo correr amar você”. 

5 comentários:

Denise Soares disse...

Gostei Alcimar. Parabéns pelo blog, sempre que posso dou uma espiadinha.

Anônimo disse...

Se você caríssimo Alcimar, erra como em uma postagem no seu Blog que você colocou SERIA ao em vez de QUERIA, e é formado em LETRAS não pode julgar uma banda. bjs beem '

. disse...

A que postagem você se refere, caro anônimo?

Anônimo disse...

Uma das postagens que fala sobre a história do PIPOQUEIRO.

. disse...

Vez por outra vocês podem encontrar alguns erros neste blog. Ninguém está livre disso. Uso as letras de Aviões do Forró apenas porque fazem sucesso. Não discrimino a linguagem popular. Entretanto, nas postagens a que você se referiu, eu apenas transcrevi o que foi publicado no Diário de Natal. Não fiz nenhuma correção no texto original. Mas agradeço pelo comentário e estou à disposição para qualquer crítica ou sugestão.

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "