DICAS DE PORTUGUÊS: COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ME, TE e SE.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

A colocação dos pronomes oblíquos átonos ME, TE e SE, reconheço, não é tarefa fácil. Há muitas regras, cuja aplicação correta exige bons conhecimentos de classes gramaticais (verbo, advérbio, preposição etc.). Entretanto, há um erro comum que é fácil de ser evitado: nunca iniciar frases com esses pronomes. Não foi o que fez a banda Aviões do Forró na música “Chupa que É de Uva”:

Vem meu cajuzinho
Te dou muito carinho
Me dá seu coração
Me dá seu coração

(...)

Os versos acima, caso estivessem escritos em linguagem formal, deveriam estar assim grafados: “Dou-te muito carinho” e “Dá-me seu coração”. Na linguagem coloquial, isto é, quando falamos com amigos ou escrevemos textos sem muito compromisso (como é o caso da música mencionada), não há nada de mais em iniciar frases com esses pronomes. No entanto, apresentando um trabalho escolar ou escrevendo um discurso, é melhor obedecer à Gramática.

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "