O USO ADEQUADO DO VERBO "TER"

quinta-feira, 21 de abril de 2011

A banda Aviões do Forró (argh!!) faz um sucesso estrondoso há bastante tempo. Seus incontáveis fãs não se cansam de ouvir, em altíssimo e sofrível som, músicas que primam mais pela, digamos, mensagens do que pelas normas gramaticais.  Vejam este trecho de “Minha Mulher Não Deixa Não”:

- Ei no meu carrão vamos sair,
Tem Aviões todo mundo vai curtir.
E aí lá em Marli tem cabeça de galo, veeeenhaaaa.
Vou não, quero não, posso não, minha mulher, não deixa não,
Não vou não, quero não.
Vou não, quero não, posso não, minha mulher, não deixa não,
Não vou não, quero não.
(...)

O verbo TER, nas frases acima destacadas, não está sendo bem empregado. Sugiro usá-lo apenas no sentido de POSSUIR. Por exemplo: Eu tenho uma Ferrari; O Botafogo não tem craques no time. Percebam que, na música, o verbo não está sendo empregado com esse significado. Em vez de escrever “Tem Aviões” e “tem cabeça de galo”, melhor grafar “Tocará Aviões” e “cozinharam cabeça de galo”.

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "