FATOS DE NOSSA HISTÓRIA: ONDE ESTARÁ O FAMOSO TIJOLO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DOS AFLITOS?

domingo, 10 de abril de 2011

Dom Adelino Dantas, em seu livro “Homens e Fatos do Seridó Antigo”, publicado em 1962, assim respondeu à indagação de quando teria surgido a primeira capela do Seridó: “Provavelmente na primeira  década de 1700, e em Jardim de Piranhas. É notícia nova. Ao demolir-se uma parede da antiga igreja dessa cidade, em dias de 1956, encontrou-se um tijolo que trazia bem visível esta inscrição: - ’20 DE JL DE 170X’ – Esse tijolo mede trinta centímetros de comprimento e cinco de altura, e é de cozimento muito antigo. A grafia da inscrição é rude e característica da época. Constitui precioso documento e, por ser de barro cozido, deixa supor que, nos albores do século dezoito, já florescia um núcleo humano na ribeira do Piranhas de Baixo (esse tijolo deve achar-se na Cúria Diocesana do Caicó, onde o deixamos). Mas, que indicará essa inscrição tosca? Será que se refira a uma primitiva capela, edificada ali naqueles tempos e que, desse modo, teria precedido, por quarto de século, a de Nossa Senhora do Ó de Serra Negra? É possível”.
Como se pode notar na transcrição acima, esse tijolo tem uma enorme importância histórica para nós, jardinenses. Onde ele estará? Continua na Cúria Diocesana, em Caicó, ou foi levado para outro lugar? Quem souber do paradeiro, por favor, informe a este blog. 

5 comentários:

Francisco Borges disse...

A construção da nossa igreja matriz, precedeu a de Serra Negra por 4 séculos ou 4 décadas?

. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
. disse...

Caro Francisquino. Dom Adelino Dantas, em seu livro, registra "um quarto de século". Portanto, 100 anos divididos por quatro, resultam em 25 anos. A conta está certa?

Unknown disse...

Dica perfeita!

Anônimo disse...

Obrigada,muito Obrigada!

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "