HISTÓRIA DO CLUBE ATLÉTICO PIRANHAS - 2ª PARTE

domingo, 17 de abril de 2011

WILLY SALDANHA (EM PÉ) FEZ PARTE DO IMBATÍVEL PIRANHAS DOS ANOS 60

O Piranhas dos anos 40, porém, teve vida curta. É quase certo que tenha desaparecido em 1942. Depois dele, apareceram algumas equipes, mas nenhuma delas tão forte e temida quanto um outro Esporte Clube Piranhas, surgido na segunda metade da década de 50. Este novo Piranhas ficou guardado na memória de todos os que o viram em campo. A equipe titular formava com Benedito, Biroca, Birrim, Arnaldo de Sales e Ernesto; Cabo Lima, Evaristo e Severino de Quincas; Estilingo, Clésio e Patim. Novo, Tosim, Laércio de Hermínio, Willy Saldanha, Conrado, Deca e mais alguns jogadores completavam o poderoso elenco do Piranhas. Edgar Telegrafista treinava a equipe, cujo presidente era o Sr. Clodomiro de Assis, conhecido como Coló. Compunham o uniforme camisas com listras horizontais vermelhas, pretas e brancas, calções brancos e meias pretas. Usaram-se também outros uniformes, geralmente iguais aos dos times brasileiros que se destacavam na época, como Botafogo, Santos e Palmeiras.
Os contemporâneos desse outro Piranhas relatam façanhas memoráveis. Uma delas: vencer o Centenário, de Parelhas, na casa do adversário, considerado por todos o terror do Seridó. O maior responsável pela proeza e autor do único gol, o meia Evaristo, ficou na História do futebol jardinense dada a habilidade fora do comum, que o levou a ser pretendido por grandes equipes do Estado.
Evaristo e seus companheiros fizeram do Piranhas uma equipe quase imbatível dentro de campo. Fora dele, porém, foram impiedosamente derrotados por uma fatalidade: o preocupante estado de saúde de Biroca após envolver-se, por acaso, num assassinato ocorrido em 1967. O fato abalou o moral dos jogadores e foi decisivo para a extinção da equipe.
CONTINUA...

1 comentários:

Anônimo disse...

Evaristo Mariano dos Santos, fez história no CAP, obrigado pelas memórias.
PMS

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "