A CONCORDÂNCIA DO VERBO "SER"

sábado, 23 de abril de 2011

Os verbos, normalmente, concordam em número e pessoa com o sujeito da oração. Essa regra nem sempre se aplica ao verbo SER. Em alguns casos, a concordância deverá ser feita com o predicado, e não com o sujeito. Exemplos: Nós somos jardinenses (concordância normal: a forma somos está concordando com o sujeito nós, ou seja, ambos estão na 1ª pessoa do plural); Meu orgulho são meus filhos (concordância diferente: a forma são não está concordando com o sujeito meu orgulho, e sim com o predicado meus filhos). Essa regra não foi observada pela banda Aviões do Forró (argh!!) no seguinte trecho da música “Da Água pro Vinho”:

(...)

Você pensou que o mundo era só flores
Que eu fosse só mais um dos seus amores
Mas quebrou a cara, tá arrependida
Agora da água pro vinho você quer voltar.

(...)

A frase acima, segundo a regra acima explicada, deveria estar grafada assim: O mundo eram só flores. Isso sempre deve ocorrer quando o verbo SER estiver entre um sujeito no singular (que não seja uma pessoa) e um predicado no plural. Nesse caso, a concordância deverá ser feita com o predicado, e não com o sujeito. Consegui ser claro?

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "