DICA DE PORTUGUÊS: TE OU TI? ME OU MIM? SE OU SI?

sábado, 16 de abril de 2011

Não há coração apaixonado que não se desencante com uma declaração de amor do tipo “EU TI AMO”. Não se enganem mais ao empregar os pronomes oblíquos TE e TI. A forma TI, com “i”, é tônica; já a forma TE, com “e”, é átona. Não ajudou muito, não foi? Vamos tentar esclarecer de outro modo. TI sempre é acompanhada de preposições (A, CONTRA, DE, EM, POR etc.). O mesmo não ocorre com TE. Vejam estes exemplos: Eu te amo è Eu amo a ti; Nós te apoiamos è Nós estamos contra ti; Eles não te ajudam è Eles confiam em ti. Entenderam agora? Ressalte-se que essa regra também se aplica para diferenciar o uso das formas ME e MIM, SE e SI. Exemplos: Eu me cuido è Eu cuido de mim mesmo; João se atrasou; João lutava por si mesmo.

106 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado. Salvou minha vida.
Lamartine

Anônimo disse...

otimooooo!!!!! muitooo obrigada!!!! já errei muito até hj ai quantos vexames!!!!

Rayza disse...

Excelente, adorei a simplicidade que você usa para explicar o assunto.

Anônimo disse...

Muito bom,mim esclareceu bastante

Anônimo disse...

Adorei,me esclareceu bastante.

Anônimo disse...

ótima explicacao

Unknown disse...

Ual!!!

Anônimo disse...

Não esquequço jamis,. obrigadooooo

Anônimo disse...

Curioso como se sabe algumas regras mesmo sem tê-las estudado

Anônimo disse...

Você está no lugar errado! Deveria ser um professor na disciplina de língua portuguesa. E não Técnico Judiciário, porque sabe ensinar com facilidade a gramática. Meus parabéns! E que continue repassando dicas importantes da língua portuguesa.

Anônimo disse...

Bom :-),boa explicação, acho que compreendi. Grata.

Anônimo disse...

Valeu professor!!

Anônimo disse...

Ei, beleza pura. Muito obrigado!

Anônimo disse...

Excelente explicação.Obrigada!

Anônimo disse...

pra MIM não existe "me" rsrsrs

Anônimo disse...

beleza!

Anônimo disse...

Rápido e fácil, simplesmente memorizei e não irei mais errar. obrigado!! -Lizi

Anônimo disse...

Excelente,adorei...

Anônimo disse...

Esclareceu bem, muito obrigado.

Anônimo disse...

muito bom.

Anônimo disse...

Simplesmente amei

Anônimo disse...

Gostei muito da explicação: clara e objetiva.

Anônimo disse...

Gostei muito da explicação: clara e objetiva.

Anônimo disse...

esclarecedor, obrigado!

Anônimo disse...

Salvou uma alma.

Anônimo disse...

Obrigada, por me ajudar!

Anônimo disse...

Tudo de bom....obrigada!

Unknown disse...

Muito bom. Simples e direto ...

Anônimo disse...

Valeu!!! Viver para ti, pensar só em ti.....acertei?

Anônimo disse...

Ernesto,
Gostei da forma simples e prática da explicação. Embora não tivesse dúvidas sobre a mesma e tivesse tido bons professores de português, foi a maneira mais interessante que observei até hoje.

01Jan2014, Porto, Portugal

Anônimo disse...

Boa Dica!

Murilo G.O disse...

Ótima explicação...sucinta e muito esclarecedora.

cicero disse...

Parabéns!!! Muito boa essa explicação.

Anônimo disse...

... E o caso da frase: "Em si tudo me atrai, princesa minha"???

Anônimo disse...

...E o caso da frase: "Em si tudo me atrai, princesa minha"???

Anônimo disse...

Gostei da simplicidade, se possível mande mais dicas para o meu e-mail: anafsoal@hotmail.com.

Ficarei grato.

Anônimo disse...

Muito bom me ajudou em uma frase, ótimo!

Unknown disse...

Fiquei com muito tempo com isso na cabeça... Agora eu estou sabendo o correto... Valeuuuu

Anônimo disse...

Não parece, ainda esta usando "mim" .. -_-

wanessa disse...

Valeu,ajudou muito!

Unknown disse...

Muito bom!!!

Anônimo disse...

Ótimo!

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkkkkk...verdd

Anônimo disse...

Muito bom, agora sim ficou claro ótima explicaçã.
Parabéns!!!

Unknown disse...

Muito obrigada!!! Mas o blog teve fim? Sério?! NAAAAOO

Unknown disse...

Perfect

nadiel disse...

Me ajudou muito !!

Thiago disse...

Melhor de todas explicações!!

Anônimo disse...

Muito esclarecedor, obrigada!

Anônimo disse...

Ops! Não és professor? Deverias.... excelente explicação.

Anônimo disse...

Gostei desta explicacao

Anônimo disse...

Rolei até o fim só pra agradecer. MUITO BOM!

Anônimo disse...

Excelente aula!!!

Anônimo disse...

tu salvaste minha vida valeu!!!!!!!

Agnaldo Massango disse...

Estimável...

Anônimo disse...

Boa explicação Alcimar! Como já foi dito, simples, objetiva e de fácil assimilação. Mas, olhando os comentários, podemos perceber que há muito a se aprender.

Rosa com Pimenta e Poesias.. disse...

Nao muito, né?? 😂😂😂Esse "mim" nao combina com a frase..

Unknown disse...

Amei sua maneira simples e clara de explicar. Muito obrigada !

Unknown disse...

Obrigada pela maneira simples e clara de explicar !

Anônimo disse...

Didática eficaz e bastante objetiva. Parabéns!

Anônimo disse...

Didática eficaz e bastante objetiva. Parabéns!

Anônimo disse...

Ótimo esclarecimento!

Anônimo disse...

Obrigado! Excelente serviço de utilidade pública.

Jacqueline disse...

Valeu. A explicação irá tirar a dúvida do meu marido.

Anônimo disse...

Ótima explicação.

Anônimo disse...

Explicou detalhamente o assunto:Se ou si?
Porém ainda não esclareceu o assunto.
!!! Mas tudo bem!!

bran disse...

Muito claro, obrigado. Em outros sites a explicação era tão difícil que parecia ser direcionada justamente para quem não tem dúvida alguma de gramática.

Anônimo disse...

Eu acho que essa pessoa quis ser irônica,dona Rosa!

Anônimo disse...

tempos bons, eram os meus de infância, quando se entrava numa sala de aula era realmente para aprender....hoje, vejo alunos dentro de salas que nem prestam atenção ao que os professores ensinam. lamentável

Anônimo disse...

Obrigada ... esclareceu de forma simples e eficaz.

Anônimo disse...

Simple e eficaz....muito valiosa.....obrigado

osorio disse...

Obrigado Eu confio em TI google

Anônimo disse...

Eu disse : Feliz natal, e me responderam: pra ti tem. E porque não pra você também? Qual a diferença entre o ti e o você

Anônimo disse...

opaa!! agora sim posso falar sem ficar com a pulga atrás das orelhas!!

Anônimo disse...

Muito bom

Anônimo disse...

Muito bom!

vitrine fernandes disse...

Técnico Juudiciário ? Tá errado
Foi a melhor explicação e a mais simples que já ví
sobre o assunto. Parabéns !!!
Mas técnico judiciário ? Deve ser pelo salário,com certeza.

Anônimo disse...

quero saber de me ou mim ....resgatar?
qual uso certo?
quando tenho a resposta agora?
preciso agora...

Unknown disse...

Agora entendi. Obrigada

Anônimo disse...

Simples e objetivo.

Anônimo disse...

Muito boa a sua dica.!! Relembrando dicas dos tempos do pré-vestibular.!! Rsrsrs

Unknown disse...

A explicação e boa, mas vale ressaltar que pronome oblíquo átono não inicia frase !!!! Apesar de o post falar um pouco sobre eles, há muita gente errando colocação pronominal nos comentários rs ...

Nedgleydson Leandro Barros da Silva disse...

Eu queria que o senhor me esclarecesse algo e na frase : Eu sempre vou ti amar , é com ti mesmo ou te ?

Nedgleydson Leandro Barros da Silva disse...

Eu tenho uma dúvida e na frase "Eu sempre vou ti amar e com ti mesmo ou com te ?

Valerim disse...

EXCELENTE EXPLICAÇÃO!

Unknown disse...

Muito obrigado pela ajuda

Unknown disse...

Muito bom, simples e objetivo. Valeu.

Anônimo disse...

Ha uma duvida: Tenho algo a te dizer (dizer-te) ou algo a ti dizer (dizer a ti). As duas formas estão corretas?

Unknown disse...

Boa tarde. Minha duvida é, quando tem uma preposição e depois um verbo no infinito(ou conjugado), qual deveremos usar? Pois acredito, que isso seria uma exceção ... por exemplo, "de si mostrar" ou "de se mostrar"?

Anônimo disse...

Muito bom, esclareceu da maneira mais simples, eu tinha minhas dúvidas, agora já não tenho mais. Obrigado

João disse...

Legal o artigo me ajudou um pouco a escrever o meu post sobre mim ou eu

Unknown disse...

Gostei, mas minha dúvida permanece,
seria
deixar de ti amar
ou
deixar de te amar?

Unknown disse...

Gostei, mas minha dúvida permanece,
seria
deixar de ti amar
ou
deixar de te amar?

Antonia disse...

Concordo em gênero e número.

Anônimo disse...

Excelente, seu método foi o mais simples e mais acertado para que eu compreendesse estas diferenças e suas corretas aplicações, obrigada!

Anônimo disse...

Parabéns!!! Muito boa a sua explicação.

Helio Santos disse...

Excelente! Esclarecimento é sempre de extrema importância.

Anônimo disse...


É correcto dizer responderam-me a mim

Anônimo disse...

Uma das causas do desamor a leitura, é a falta de estantes.

Unknown disse...

simplesmente fantástico...!

Anônimo disse...

Sempre segui estas regras. Mas escrevi a frase ...meu coração não quer deixar de ti amar e me disseram que estava errada, que seria deixar de te amar... Qual seria?

Anônimo disse...

Sempre segui estas regras. Mas escrevi a frase ...meu coração não quer deixar de ti amar e me disseram que estava errada, que seria deixar de te amar... Qual seria?

AMILTON disse...

Eu mandeu uma frase dizendo: tudo de bom para ti.
Está correta ?
Peço ajuda!

AMILTON disse...

Eu mandeu uma frase dizendo: tudo de bom para ti.
Está correta ?
Peço ajuda!

AMILTON disse...

Eu mandeu uma frase dizendo: tudo de bom para ti.
Está correta ?
Peço ajuda!

Anônimo disse...

No caso da frase
"meu coração não quer deixar de te amar",
"te amar" é oração subordinada objetiva direta, então o "de" não está 'ligado' ao "te".

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "