FATOS MARCANTES DA HISTÓRIA DE JARDIM: INAUGURAÇÃO DA PONTE SOBRE O RIO PIRANHAS

domingo, 1 de julho de 2012


PONTE AINDA EM CONSTRUÇÃO

Em 25 de julho de 1957, o jornalista José Augusto Freires, do extinto jornal curraisnovense A Voz do Seridó, publicou a matéria abaixo transcrita, na qual descreveu as solenidades de inauguração da ponte sobre o rio Piranhas.

Com grande brilhantismo realizou-se, no dia 28 de março, a inauguração da ponte sobre o rio Piranhas. O ato teve caráter festivo e decorreu num ambiente de perfeita harmonia. Desde o amanhecer deste dia a cidade estava com ares próprios de festa, ouvindo-se,  vez por outra, o espoucar de foguetes. Ao meio dia, na casa residencial do Sr. Francisco Gaag, foi oferecido um lauto almoço, do qual tomaram parte, além de pessoas locais, alguns representantes de outros municípios, tendo se feito ouvir nessa ocasião os Srs. Dr. Oswaldo Lobo, prefeito do município, Santos de Oliveira, membro da representação açuense e em saudação ao casal Francisco Gaag, por quem agradeceu o funcionário Rivadavia Bezerra.

Cerca das 15 horas, chegou à cidade o Exmo. e Revmo. Sr. D. José Adelino Dantas, bispo diocesano de Caicó, convidado especialmente para oficiar a bênção dessa magnífica obra. Sua Excia. Revma. foi recebido na residência do Sr. Francisco Gaag, onde momentos depois chegavam representações de vários municípios circunvizinhos e elementos da sociedade caicoense.

Pelas 16 horas, aproximadamente, tiveram início as solenidades, sendo pelo Sr. Bispo D. Adelino Dantas oficiada a bênção da Igreja sobre a gigantesca construção. Após a bênção, o Sr. Bispo D. Adelino Dantas proferiu magnífico discurso, salientando a boa vontade das altas autoridades da União em atender aos justos reclamos de nossa gente, com a concessão dos fundos necessários e concretização desta monumental obra d’arte. Referiu-se, ainda, o Revmo. Sr. Bispo ao grande empreendimento para dizer o quanto de valor representava, não só ao Estado, ao município, mas acima de tudo aos viandantes e homens de negócios.

Em meio ao discurso, a enorme massa humana que se comprimia em toda a extensão da ponte bradou entusiasmada, pedindo a denominação de “Ponte Governador Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia”, como homenagem àquele que tanto esforço fez durante o seu tempo de governo, para conseguir dita construção. E o Sr. Bispo, D. Adelino Dantas, fazendo suas aquelas palavras, disse achar justa aquela pretensão de vez que partia espontaneamente do povo e não por pretensão de cor partidária.

Ao finalizar suas palavras, congratulava-se com todos os presentes, inclusive as representações dos diversos municípios deste Estado, bem como do Estado da Paraíba, com o Sr. Plínio Saldanha, prefeito ao tempo do início dessa construção, com o prefeito atual, Dr. Oswaldo Lobo, com os operários que construíram a ponte e, finalmente, com o Sr. Francisco Gaag, o responsável pela construção que no momento se inaugurava sobre o velho “pagé" do Estado, o “Rio Piranhas”.

Tendo prosseguimento as solenidades, o Dr. Oswaldo Lobo, prefeito do Município, pronunciou vibrantes palavras, agradecendo em nome próprio e do município a entrega, ao trânsito público, deste colosso gigante de concreto sobre o rio Piranhas, velha aspiração de todos os habitantes da região. Agradeceu, ainda, a todas as representações presentes ou que se fizeram representar ao ato, e, finalmente, ao Sr. Francisco Gaag, sob os ombros de quem o DNOCS confiou a construção naquele momento inaugurada. Findas as palavras do Sr. Prefeito Municipal, o Sr. Francisco Gaag e o Revmo. Bispo D. Adelino Dantas convidaram ao Dr. Oswaldo Lobo para cortar a fita simbólica e considerar inaugurada e entregue ao trânsito em geral a ponte sobre o Rio Piranhas.

Considerada entregue ao público, cerca de uma centena de veículos desfilaram sobre a majestosa ponte, além de enorme massa humana que assistia às solenidades. Como brinde da própria natureza, encontrava-se completamente cheio o “velho pagé do Estado” na palavra de D. Adelino Dantas.

À noite, pelas 19 horas, realizou-se formidável churrasco, falando na ocasião os Drs. Antônio Pinheiro, saudando a sociedade jardim piranhense em nome da representação de Catolé do Rocha e Nilo de Siqueira, saudando os operários que contribuíram com esforço físico para concretização da formidável ponte, e ao Sr. Francisco Gaag, o competente funcionário do DNOCS, construtor e responsável por tão arrojado empreendimento.

Pelas 22 horas, teve início animado baile, que se prolongou até as primeiras horas da manhã seguinte, ao som de afinada orquestra de Catolé do Rocha/PB.

Vale acentuar, ainda, que a ponte sobre o rio Piranhas é de construção moderna, com extensão de 300 metros por 5,90 metros de largura, dispondo de varandas e postes laterais, que bem se adapta à iluminação elétrica e rede telegráfica. Foi iniciada na administração do eng. Ávila Lins no ano de 1951 para se concluir neste mês de março de 1954, sendo o atual chefe do 5º Distrito do DNOCS o engenheiro Gentil Ferreira de Souza.

De parabéns, portanto, as autoridades que contribuíram para efetivação de tão grande obra d’arte, o povo de Jardim de Piranhas e dos municípios circunvizinhos, a todos quantos o prefeito Oswaldo Lobo saúda num amplexo fraternal.

1 comentários:

Anônimo disse...

segundo, parcelo de lica, o grande responsável pela construção da Ponte foi marinheiro saldanha. marinheiro foi a Rio de Janeiro então sede do Governo Federal, com a missão de obter autorização para a construção da Ponte. com a ajuda de dix-sept e café filho, conseguiu.

anos depois, nessa mesma ponte, um jovem jardinense(naquela época até marrafa, ele usava) seguia perdendo a cabeleira ao pular de fião no rio, enquanto se amostrava para as cocotas de Jardim. hoje, o outrora rei dos saltos mugangais, atende pelo nome de dédé careca.

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "