RESULTADO DA ENQUETE

terça-feira, 31 de julho de 2012


O Blog de Alcimar indagou de seus fiéis leitores se aprovavam o acordo firmado entre as coligações e o Ministério Público Eleitoral, visando a tornar a campanha eleitoral menos acirrada. Os resultados foram estes:

RESPOSTA
VOTOS
PERCENTUAL
Sim
35
67,3%
Não
10
19,2%
Tanto faz
7
13,5%
TOTAIS
52
100%

Comento.

Confesso que esperava uma aprovação maior do acordo firmado entre as coligações e o Ministério Público. Afinal, tranquilidade, ordem e paz, achava eu, eram plenamente aceitos por todos. Surpreendi-me ao constatar que aproximadamente um quinto dos jardinenses prefere uma campanha eleitoral com fogos de artifício, barulho excessivo, desrespeito às leis de trânsito, desordem e propensão a brigas e enfrentamentos de toda espécie.

Não estive presente à reunião em que se discutiram as cláusulas do acordo. No entanto, pelo que pude averiguar depois, nada fora imposto às coligações. Chegou-se ao texto final após se discutir cada ponto. Assessores políticos e jurídicos dos candidatos, que participaram dos debates, avalizaram tudo o que hoje está sendo posto em prática. Diferentemente do que se viu em alguns municípios vizinhos, as medidas não foram simplesmente baixadas por meio de portarias ou resoluções.

Estou plenamente satisfeito com o andamento da campanha eleitoral. Moro numa rua onde residem dezenas de idosos. Para o bem deles, o sono e o sossego estão sendo garantidos, como nunca se vira antes. A continuar nesse ritmo, o pleito deste ano entrará para a História como o mais civilizado de todos os tempos.

Por esses motivos, louvo a atitude de ambas as coligações em formalizarem o acordo e se esforçarem para cumpri-lo. Eleição não se ganha à custa da tranquilidade da população. Jamais conheci alguém que escolheu um candidato baseado na queima de fogos de artifício ou nos exagerados decibéis dos carros de som.

Espero que os descontentes com o acordo não me compreendam mal. Até entendo a posição deles, que, talvez, ansiavam por uma campanha eleitoral mais “animada”. Sei que, para alguns, eleição e festa se confundem, sendo incompatíveis, pois, com o silêncio e a sobriedade. Espero que, com o passar do tempo, eles repensem o posicionamento que ora manifestam, pois, como todo estudante sabe, impossível aprender algo com barulho por perto. E, muito menos, fazer escolhas tão importantes, a exemplo do que ocorrerá no próximo dia 7 de outubro.

1 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Alcimar, bela matéria!

No entanto, o acordo firmado entre as coligações e o Ministério Público não está sendo aplicado na zona rural. Lá, é outra história! Tem sítios/fazendas, que os carros de sons passam o dia inteiro subindo e descendo...vale a pena a Justiça conferir o que estou afirmando, pois nem o domingo (dia dedicado ao descanso) eles respeitam.

Mª José de Araújo, (Zezé profª)

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "