COMO PRETENDEM GOVERNAR JARDIM – 3ª PARTE

sábado, 14 de julho de 2012


Propostas para a saúde e o saneamento básico:

COLIGAÇÃO “DIGA SIM A JARDIM”

Jardim de Piranhas exige um governo que estabeleça definitivamente uma política de saúde séria, sem clientelismo, sem fazer da doença fonte de votos.

A realidade de um hospital mal equipado e em péssimo estado de funcionamento e postos de saúde funcionando precariamente, sem estruturação física, material e sem recursos humanos irá acabar.

A saúde preventiva será uma prioridade do novo governo, especialmente com a ampliação e universalização do Programa de Saúde da Família (PSF). Também iremos equipar os postos de saúde e o hospital, dotando-lhes de equipamentos modernos e humanizando o atendimento.

Em relação ao saneamento, sabemos que a qualidade de vida da população depende necessariamente de um sistema de abastecimento de água, de esgotos sanitários e de coleta e destinação adequada de resíduos sólidos.

Teremos, nesta área, os seguintes compromissos:

. Garantir a melhoria e a humanização do atendimento na rede de saúde pública municipal, assegurando uma postura de atenção e cuidado que responda efetivamente à expectativa da população;
. Democratização do Conselho Municipal de Saúde;
. Criação dos Conselhos Gestores nos postos de saúde, com a participação da comunidade;
. Ampliação do Programa de Saúde da Família (PSF), de forma que atinja todo o município;
. Montagem de Serviço de Atendimento Domiciliar (médico, enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social etc.) para atender as pessoas portadoras de deficiências, os idosos e as que tenham necessidades especiais;
. Aprimorar o fornecimento gratuito de medicamento à população na rede de saúde ou em domicílio;
. Realização de convênios com hospitais públicos e privados para garantir o atendimento aos pacientes naqueles procedimentos que não tenhamos condições de realizar;
. Realizar cursos de aperfeiçoamento para agentes de saúde e fornecer melhores condições de trabalho para estes;
. Desenvolver ou melhorar programas de atenção ao idoso; de combate ao tabagismo e de orientação para evitar a gravidez precoce;
. Criar um vigoroso programa de combate às drogas, envolvendo o poder público e todos os segmentos da sociedade jardinense;
. Ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto, assim como a captação, tratamento e distribuição de água potável em parceria com o Governo Federal e Governo Estadual;
. Adquirir acessórios e equipamentos para um melhor funcionamento do nosso hospital, como máquina de raio-x, desfibrilador etc;
. Criação de projeto de coleta seletiva de lixo, em alguns bairros, envolvendo a comunidade e a iniciativa privada;
. Viabilização do projeto “Saúde Itinerante”, que será constituído de um micro-ônibus equipado para prestar serviço odontológico (dentista) e ambulatorial (médico) para atendimento da zona rural em finais de semana.
. Reivindicar ao Ministério da Saúde a criação de uma Academia da Saúde, para a prática de atividades físicas e lazer, com monitores qualificados para orientar as atividades.

COLIGAÇÃO “JARDIM UNIDA”

A saúde é mais do que a ausência de doença. Nossa gestão irá trabalhar para garantir à população a concretização, em sua plenitude, do conceito de saúde preconizado pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS): “Saúde é um completo bem-estar físico, mental e espiritual”.

Ações:

- Ampliação da cobertura do programa Estratégia Saúde da Família (PSF), chegando a 100% de sua capacidade no município.
-Saneamento: ampliar a quantidade de ruas saneadas e moradores atendidos.
- Adequação das unidades de Pronto Socorro, oferecendo condições dignas no atendimento aos usuários e melhoria das condições de trabalho dos profissionais do SUS (reforma física para atender às exigências do Ministério da Saúde).
-Aquisição de novos equipamentos, entre eles, o de Raio-X, para auxílio ao diagnóstico.
- Implantar o Programa Saúde na praça, levando atividades físicas para as praças e contemplando pessoas de todas as idades.
- Mais Saúde: Programa permanente de prevenção à saúde, com a realização de campanhas educativas para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar, reduzindo, na população, os riscos de contração de doenças. (Combate à Hipertensão, Combate ao Diabetes, Combate à Obesidade, Combate ao Câncer, entre outros).
-Apoio irrestrito a todas as campanhas de vacinação dos governos Federal e Estadual.
-Cursos de capacitação para profissionais dos diversos níveis da área da Saúde.
-Buscar meios que ampliem a assistência aos procedimentos de média e alta complexidade.
-Efetivar a Central de Atendimento de Consultas, para agendá-las num menor espaço de tempo.
-Atenção especial à saúde mental.
-Lutar pela implantação do SAMU.
-Instituir a Central de Ambulâncias.
-Elaborar políticas de combate às drogas e ao álcool.
-Ampliar a oferta de atendimento em Saúde Bucal.
-Fortalecer a atuação do Conselho Municipal de Saúde.
-Realizar periodicamente cursos de qualificação profissional, capacitando continuamente os profissionais que atuam na saúde do município.
- Realizar intervenções e adequações físicas para manter o perfeito funcionamento da rede de atendimento à saúde pública no município.


3 comentários:

Anônimo disse...

pra quê tanta teorização de como governará? o modelo padrão de campanha política em jardim de piranhas foi, é, e será: eficente porém corrupta ou ineficiente e corrupta. só quem foi privilegiado(candidatos a deputado federal, candidatos a deputado estadual, candidatos a senador, candidatos a governador, quadrilheiros e babões domésticos) defenderam, defendem ou defenderão os administradores públicos de jardim e seus alidados.

Anônimo disse...

Meu caro colega Alcimar irmão do meu estimado amigo Alcione (guerreiro e vencedor). Meu nome é Jadson Hélio, sou graduado em Enfermagem e pós graduado em Enfermagem do trabalho (U.F.R.N.). Parece-me que o colega está engajado na luta por essa coligação.
Ao ler o plano de Governo e com meu humilde conhecimento na área da saúde não observei, pode está de forma sucinta no texto, os tópicos Saúde da Mulher ( prevenção do câncer do colo do útero e do câncer de mama) e Saúde do Trabalhador ( Indústrias, comércios, agropecuária, cerâmicas, colaboradores da saúde...). Seria interessante se ter em Jardim de Piranhas a Clínica da Mulher ou até quem sabe a Clínica do Trabalhador. Estou te enviando este comentário pois esta terra é amada por mim. Bem colega sou APOLÍTICO , todavia desejo sucesso em suas lutas.

ALCIMAR disse...

Obrigado pelo comentário, caro Jadson Hélio. Na verdade, não estou engajado em nenhuma coligação. Desde que deixei o PT local, não mais me envolvi na política jardinense.

Quanto a sua sugestão, concordo com você. Tanto a mulher quanto o trabalhador merecem uma atenção especial pelo sistema municipal de saúde. Torçamos para que o eleito encampe sua ideia. Um abraço.

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "