COMO NOS SUSTENTAMOS

sexta-feira, 6 de julho de 2012



(...)

Nesses dias tenho pensado que também deveria existir uma sustentabilidade ética, moral. Alianças entre partidos fazem parte da democracia, mas a promiscuidade nas nossas alianças é chocante. Adversários ferrenhos se abraçam e se dão, mais que tapinhas nas costas, palmadinhas afetuosas nas bochechas; inimigos figadais se cortejam: nesse caldeirão se funde água com azeite. Nós fingimos que está tudo bem. Aliás, em matéria de política, lembro uma frase de meu velho pai, por ocasião de uma de suas várias decepções nesse campo: “O verdadeiro partido no Brasil é o PIP – Partido do Interesse Próprio”.

Não sou tão pessimista: apesar da nossa alienação e julgamentos precários, apesar da não sustentabilidade moral, nesse tabuleiro de interesses, onde se jogam conceitos como ambientalismo e política, ainda temos restos de ideologia positiva – embora o conceito de ideologia também esteja cedendo ao da praticidade, eficiência e utilitarismo. Se algum otimismo significa autossustentabilidade para seguir em frente em qualquer campo desta vida, sejamos otimistas.

(Texto escrito por Lya Luft, escritora, publicado na Revista Veja, edição 2.276, ano 45, nº 27, de 04/07/2012, página 24)

6 comentários:

Anônimo disse...

lia a encatadora de lares e robert monty o encantador de cavalos, são maneiras seguras de sermos humanos.

Anônimo disse...

o mundo é já. depois, lá. cá, lá.

Anônimo disse...

dostoevisk é mais corojaso do que alcimar. alcimar está longe do mar. alcimar não quer nadar. alcimar não quer se lastimar. sim, alcimar de tótó, de ernesto.

Anônimo disse...

seria um grande avanço, se, o cidadão tivesse que prestar concurso para conquistar uma vaga, para se candidatar ao cargo de prefeito ou vereador, para depois ser escolhido pela população através das eleições municipais.

pré-requisitos:

VEREADOR
- especialização em direito público e desenvolvimento sustentável
- reputação comprovadamente ilibada.

PREFEITO
- doutorado em administração pública e governo.
- reputação comprovadamente ilibada.

Anônimo disse...

a melancolia espreitava. a depressão queria tomar o horizonte.
quando jocase se preparava para correr, apareceu um ser virtual, era uma alma da família das almas indicadoras de butijas de ouro.
- e aí, caba, você quer enricar? acendeu-se donalma.
jocase disse – onde arrumarei tanta simpatia?
pare de revisitar ilusões malditas – expandiu-se damalma.

Anônimo disse...

é isso mesmo. ficar revisitando ilusões amaldiçoadas, é passar pela vida sem fazer nada de relevante, e ainda de quebra, acabar no buraco da infelicidade. os mesmos porres, as mesmas lumbras, comprar afeto e querer entrar no céu a força, inspiraram a máxima: "errar é humano, mas permanecer no erro é colocar a bunda na janela numa avenida movimentada".

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "