COMO PRETENDEM GOVERNAR JARDIM – 5ª PARTE

terça-feira, 17 de julho de 2012


Propostas para a administração, obras e trânsito, segurança, transparência e inclusão digital:

COLIGAÇÃO “DIGA SIM A JARDIM”

ADMINISTRAÇÃO

Jardim de Piranhas sempre foi uma cidade onde o “poder” esteve centralizado nas mãos do prefeito. A ele compete ser o senhor superior, em se tratando da coisa pública. Não existe uma prática política onde a voz do povo seja ouvida, onde seus anseios sejam atendidos.

É enorme a distância que separa o povo da Prefeitura. As decisões tomadas pelo poder público nem sempre refletem o pensamento e os desejos da sociedade. O prefeito não procura saber o pensamento da população para planejar ou executar seu projeto. A única opinião que tem valor é o seu próprio parecer. A população não consegue se fazer ouvir.

Com o nosso governo na Prefeitura de Jardim não haverá o monopólio do poder. A sociedade será sempre ouvida, terá vez e voz.

As opiniões diferentes devem ser respeitadas e valorizadas, pois por mais que os membros de uma comunidade discordem entre si, a contribuição das várias sugestões e questionamentos permitirá ao dirigente chegar o mais próximo possível daquilo que a comunidade necessita.

Eis a nossa proposta:

. Instituir o Orçamento Participativo, no qual as comunidades, por meio das assembleias regionais, vão votar a escolha de obras nas áreas de educação, saúde, esporte, lazer, cultura, saneamento e urbanização. O calendário das assembleias será definido junto à comunidade;
. Transparência administrativa: Portal Público (Portal da Transparência) onde serão expostos os gastos, licitações, compras da prefeitura;
. Implantação da Ouvidoria, um canal que liga a população à administração municipal;
. Dar preferência ao atendimento coletivo, fazendo com que o clientelismo, o assistencialismo e o paternalismo sejam substituídos por programas sérios e voltados para o atendimento da coletividade, sem que isso possa ser caracterizado como “favor” do governante;
. Fortalecer os Conselhos Gestores Municipais existentes e criar outros Conselhos Municipais, necessários para a ampliação do diálogo do Governo com a sociedade na implantação de políticas públicas setoriais.
. Estabelecimento de uma política permanente de aperfeiçoamento dos servidores e avaliação dos resultados;
. Elevação progressiva do nível salarial do servidor, respeitando o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF – e ampla negociação com o funcionalismo e associações de servidores públicos municipais.


SEGURANÇA

A segurança é de competência do Governo do Estado, mas o prefeito não pode abrir mão de liderar o município uma cruzada contra a violência.

Considerando que o tráfico de drogas já começa a tomar conta de áreas da cidade e aumentaram significativamente os assaltos e roubos em Jardim de Piranhas, o prefeito não pode ficar alheio e passivo diante disso. Por isso, haverá a criação do Conselho Municipal de Segurança, sob a liderança do prefeito, que permitirá o surgimento de um fórum de estudos sobre violência e a produção de relatórios freqüentes sobre os principais problemas relacionados à violência.

Estaremos priorizando a segurança preventiva e o trabalho conjunto com a Polícia Militar. A solução das questões relativas à segurança pública passa necessariamente por um trabalho em conjunto envolvendo as três esferas do poder Executivo – Governo Federal, Estado e Municipal – e os poderes Legislativo e Judiciário.

Nesta área, eis os compromissos do nosso governo:

. Criação da Guarda Municipal, tendo como finalidade a segurança das instalações municipais, dos logradouros públicos municipais; o apoio às ações de preservação ambiental; a segurança das escolas municipais e a prevenção contra a venda e uso de drogas nestas; o apoio às ações de desenvolvimento social;
. Criação da Comissão Municipal Antidrogas, com o objetivo de determinar o direcionamento da prevenção e ações de combate à disseminação do uso de drogas em Jardim de Piranhas;
. Elaboração do Plano Municipal de Segurança, com a participação de representantes dos diversos segmentos da sociedade, assim como entidades e órgãos públicos ligados à segurança pública.


COLIGAÇÃO “JARDIM UNIDA”

OBRAS E TRÂNSITO

Ações:
- Acessibilidade: Todos os prédios públicos (Prefeitura, secretarias, escolas, praças, etc), serão adaptados para facilitar o acesso das pessoas com deficiência.
- Sinalização das ruas.
- Sinalização vertical de trânsito.
- Meu Jardim: Fazer jus ao nome de batismo da cidade, ornamentando as principais entradas do município com um simples, porém belo, projeto de ajardinamento e zelar pela manutenção dos demais jardins, praças e vias públicas.
- Arborização, iluminação pública, limpeza urbana, coleta de lixo urbano e rural.
- Abertura, calçamento e conservação de vias públicas urbanas.
- Abertura e conservação de estradas municipais.
- Construção e conservação de pontes e pontilhões.
- Revitalização das vias e praças públicas, levando em consideração a acessibilidade.
- Implantar projetos originários do Ministério das Cidades.


TRANSPARÊNCIA E INCLUSÃO DIGITAL

O mundo é digital. E Jardim de Piranhas também ficará conectado à grande rede. A maior parte das ações será viabilizada em parceria com o Ministério das Comunicações.

Ações:
- Portal de Jardim. Criação do portal de notícias do município, através de um trabalho permanente de atualização, tanto para prestação de contas da gestão, quanto para divulgar Jardim para o mundo.
- Criação do programa Conexão Jardim, para inclusão digital: instalação de Internet banda larga grátis, para acesso nas praças e prédios públicos da cidade. (Ministério das Comunicações).
- Implantação dos Telecentros Comunitários, em parceria com o governo federal. A contrapartida do município é a cessão do espaço físico, enquanto o governo provê a instalação de computadores conectados à internet em banda larga, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades (Ministério das Comunicações).
- Projeto Mestre on line: doação de notebooks para professores da rede (Parceria com o Ministério das Comunicações).

2 comentários:

Anônimo disse...

- para os cansados de tanto trabalhar - peixe, pirão e respeito.
- para os babões, oporturnistas e malandros em geral - ensino obrigatório para não morrer de fome - curso técnico de pesca acertada - e respeito, claro.

Anônimo disse...

- menino, menino e menino - não tô gostando.
- não tá gostanto do quê, compadre?
- uma rasga-mortalha e até um bem-ti-vi, amigos meus, me disseram que tem gente trabalhando infiltrato na campanha política, com aparelhos de escuta e gravação de imagens de ultima geração no quesito espinoagem.
- e daí? nos não somos candidatos a porra nenhuma.
- não. mas em todas as eleições, agente vende nossos votos - minha amiga rasga-mortalha disse, vão grampear a compra de votos no atacado e no varejo - já pensou, agente aparencento na mídia, vendendo nossos votos, hein?!
- por quê isso agora?
- é moda, rapaz - não assiste televisão, não - a desmoralização dos inimigos políticos através de escultas e gravações se tornou instituição.
- oxi, quer dizer que não existe mais uma maneira segurar d'agente vender nosso voto, sem correr o risco de aparecer na televisão?
- existir, existe. mas a pulga atrás da orelha na hora de vender nosso querido votinho - se o comprador, mesmo que seja velho conhecido nosso, for o espião?
- buáá buáá - além de não poder ganhar dinheiro no dia das eleições - ainda teremos que aguentar esses coisinhas malandrovski por quatro anos - snif snif

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "