DICA DE PORTUGUÊS: MEU ÓCULOS OU MEUS ÓCULOS?

terça-feira, 10 de maio de 2011



Os admiradores de Raul Seixas vão se lembrar desta:

Quem não tem colírio
Usa óculos escuro
Quem não tem filé
Come pão e osso duro
Quem não tem visão
Bate a cara contra o muro
("Como Vovó Já Dizia", de Raul Seixas e Paulo Coelho)

Também sou fã das músicas do saudoso Raul. Mas ele, nessa canção, pisou na bola. O termo ÓCULOS sempre está no plural e, por esse motivo, todas as palavras que a ele se referem também devem ficar. O correto seria escrever "óculos escuros".
Foi o que fez Hebert Vianna neste grande sucesso do Paralamas:

Se as meninas do Leblon
Não olham mais pra mim
(Eu uso óculos)
E volta e meia
Eu entro com meu carro pela contramão
(Eu tô sem óculos)
Se eu tô alegre
Eu ponho os óculos e vejo tudo bem
Mas se eu to triste eu tiro os óculos
Eu não vejo ninguém

Portanto, não se enganem mais. Digam meus óculos, estes óculos, óculos caros etc. Só não aceitem pagar mais por eles.

10 comentários:

Anônimo disse...

Como sempre você querendo corrigir as pessoas não é Alcimar Araujo? Huuum...

. disse...

Muito obrigado pelo comentário, anônimo. Mas não sou eu quem dita como se deve falar ou escrever: é a Gramática. Ressalto, novamente, que uso letras de músicas porque ajudam a fixar a lição. Entendido?

. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
. disse...

Muito obrigado pelo comentário e por acessar este modesto blog. Só não compreendi o porquê de você me acusar de sempre querer corrigir as pessoas. Se você houvesse sido meu aluno, certamente não acharia que sou assim. Mas aceito sua crítica!

Matteus Dony disse...

Hoje meu amigo pegou meus óculos e não queria devolver-me, então eu disse a ele " Devolva-me meus óculos". E então fui criticado por todos, eles diziam que o correto era falar "meu óculos", tentei de todas as formas dizer a eles que "Meus óculos" era o correto dizer, mas são todos ignorantes que não me ouviram.
Bom, agora vou ter como provar que eu estava certo.
Se somos falantes dessa língua, temos que falar pelo menos essas coisas fáceis de maneira correta.
Sou professor estagiário, e não posso deixar que essas más influências, estraguem minha forma de falar o português correto.
Muito obrigado.
Mateus Donizete Rosa.

. disse...

Obrigado pelo comentário, Mateus. Continue firme em sua caminhada. Estude e leia bastante. Um abraço.

Matteus Dony disse...

Sim, pode deixar que daqui em diante estudarei mais do que eu já estudo. Muito obrigado pelo incentivo.
Outro abraço.
Mateus

Unknown disse...

meus óculos bons

Unknown disse...

Meu óculos escuro, está correto escrever assim ?

Unknown disse...

Meu óculos escuro, está correto escrever assim ? Se não, como seria o correto, obrigado .

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "