DICA DE PORTUGUÊS: DESLIZES CAPTURADOS DA INTERNET

sábado, 21 de maio de 2011


O que se vê acima não é bem um equívoco, mas apenas uma questão de estilo. Em muitos casos, antes de pronomes possessivos (MEU, MINHA, NOSSO etc.), o artigo é perfeitamente descartável, sem prejuízo algum para o texto. Perceba que a oração fica mais enxuta se grafada do seguinte modo: "Se Rosalba tiver juízo, ela vem para meu palanque em 2012". 


O verbo visar pode ser usado para significar duas coisas diferentes: colocar um visto e ter algo por objetivo. No primeiro caso, não exige preposição (é, portanto, transitivo direto). Exemplo: O bancário visou o cheque. No segundo, como no título da matéria acima, exige a preposição A. Exemplo: O candidato visava ao cargo de prefeito. Por esse motivo, deveria estar assim grafado: " (...) Aécio Neves que planeja criar novo partido visando ao pleito de 2014".


No título da matéria acima, equivocaram-se o jornalista e o revisor. Trata-se de um deslize fácil de ser evitado. Afinal, todos sabemos que o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração. No título da matéria acima, está claro que a forma verbal "apresenta" deveria estar concordando com o sujeito "importados". Portanto, "Importados se apresentam como um setor em expansão".


0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "