NOTÍCIAS DO JUDICIÁRIO: ANTIGO SOBRADO VAI SER TOMBADO PELA PREFEITURA!

quarta-feira, 18 de maio de 2011


Segunda-feira passada, dia 16, realizou-se uma audiência no Fórum desta Comarca, da qual participaram Antônio Macaco, o Promotor de Justiça, Maria Isabel Leite de Medeiros (filha de Teófilo) e Leda Maria Dutra. Essa audiência fora agendada visando a se buscar uma solução para o problema do velho sobrado da Rua Velha, que já faz algum tempo ameaça ruir, causando grande desconforto aos moradores vizinhos ao prédio e enorme tristeza aos que se preocupam com a preservação do patrimônio histórico jardinense.
Para o bem de todas as partes envolvidas, chegou-se a um inesperado acordo, firmado nos seguintes termos:

1) O Município de Jardim de Piranhas reconhece o valor histórico e cultural do bem e irá, juntamente com a proprietária, arcar com as despesas para afastar o perigo de queda e adotará as providências para oficializar o tombamento do bem; 2) Fica fixado o dia 30 de maio de 2011 para o início das obras emergenciais, que deverão ser feitas, no máximo, em 30 (trinta) dias; 3) O Juiz fixou multa diária no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), que deverão ser arcadas solidariamente pela proprietário e pelo Prefeito Municipal [no caso de descumprimento].

Diante de tão auspiciosa notícia, só nos resta parabenizar Antônio Macaco por haver reconhecido a imensa importância histórica do velho sobrado. Vê-lo restaurado é um sonho antigo deste blogueiro e, certamente, de todos os jardinenses que defendem a cultura e a história locais. Como a atual proprietária do imóvel notoriamente não dispõe de recursos para fazer as melhorias necessárias, somente o Governo Municipal para impedir que esse marco histórico desapareça.

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente foi louvavél a decisão do prefeito em assumir a responsabilidade de tombar como patrimonio histórico o sobrado da rua velha.Parabéns ao judiciário pelo consenso de junto ao prefeito restabelecer a história de nossa amada Jardim.

Francisco Borges disse...

Finalmente algo será feito em prol da nossa história - parabéns ao prefeito, poder judiciário e outras pessoas envolvidas no caso.

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "