DICA DE PORTUGUÊS: DESLIZES CAPTURADOS DA INTERNET

quinta-feira, 26 de maio de 2011




Os pronomes demonstrativos ESTE, ESSE e AQUELE, e suas variações, podem ser empregados de várias maneiras diferentes. No título da matéria acima copiada, essa está se referindo ao termo quarta-feira, que, obviamente, indica tempo. Nesse caso, não há como se equivocar. Se o termo indicar tempo presente, empregue este; se indicar passado ou futuro próximo, use esse; se indicar passado remoto ou futuro distante, empregue aquele. Exemplos: Este ano de 2011 não está sendo bom; Esse domingo que passou foi ótimo; Aquela eleição de 1956 jamais será esquecida.
No caso do título em questão, como o Diário de Natal circulou ontem, quarta-feira, o pronome empregado deveria haver sido esta.



Quem prestou atenção às aulas de sintaxe deve-se lembrar de um termo chamado vocativo. Esse termo representa o ser a quem se está dirigindo ou de quem se quer chamar a atenção. Por exemplo, na oração “Maria, você vai à festa?”, o termo “Maria” é o vocativo, pois representa o ser a quem a pergunta é dirigida.
Relembrado o que é vocativo, é bom não se esquecer de que ele deve ser separado do restante da frase por uma vírgula. Foi o que não lembrou o autor do título da matéria acima copiada, que deveria haver colocado uma vírgula depois do termo “parabéns”.

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "