BLOGUEIRO É JORNALISTA?

quinta-feira, 5 de maio de 2011


Há pouco mais de um mês desempenhando a atividade de blogueiro (nunca imaginara o trabalho que dá!!!), chamou-me a atenção um artigo que li no site Jornal Jurid (leia-a clicando em http://jornal.jurid.com.br/materias/noticias/materia-jornalistica-que-apenas-narra-os-fatos-nao-gera-dano-moral/idp/37578) acerca das implicações ocasionadas por uma matéria jornalística. Após ler o artigo, fiquei na dúvida se os blogs podem ser considerados veículos de Imprensa. Isso porque o Supremo Tribunal Federal, em junho de 2009, decidiu que o diploma de Jornalismo não mais seria exigido para aqueles que decidissem exercer tão nobre profissão. Em assim sendo, poderia eu me considerar um jornalista, na medida em que escrevo e divulgo informações para o grande público? E, concordando-se com tal assertiva, estaria eu acobertado pela liberdade de imprensa, não podendo ser processado por dano moral, caso apenas me restrinja a narrar os fatos tais como eles ocorreram?
Eu mesmo dou as respostas: não, não e não!! Não é o ofício que faz o profissional. Se assim o fosse, a parteira seria médica também. Profissões regulamentadas, mesmo que não se exija diploma superior para exercê-las, exigem um certo grau de conhecimento e preparo que falta a muitos de nós, blogueiros de ocasião.
Se desejarem ler mais sobre o assunto, cliquem no seguinte link: http://jornalismob.wordpress.com/2008/09/29/blogueiro-nao-e-jornalista/.

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "