PESSOAS QUE FIZERAM HISTÓRIA EM JARDIM (CONTINUAÇÃO)

terça-feira, 3 de maio de 2011

DELMIRO VIEIRA DE LIRA - 6º PREFEITO DE JARDIM
FOTO PUBLICADA PELO EXTINTO JORNAL "A VOZ DO SERIDÓ", DE C. NOVOS/RN

JOSÉ JOSIAS FERNANDES – É natural de São Fernando. Durante duas legislaturas consecutivas foi o deputado mais votado em Jardim de Piranhas. Tem feito vários benefícios ao povo deste município. Dificilmente diz não a quem o procura nas horas mais necessárias de ajuda, principalmente a saúde (texto de 09/04/1973).

DR. JOÃO MARINHO DA SILVA – Paraibano, natural de Santa Luzia. Ingressou na magistratura do RN, começando como juiz municipal do termo judiciário de Jardim de Piranhas. Depois de assumir o Juizado da 2ª Vara da Comarca de Caicó, sempre respondeu pela Comarca de Jardim de Piranhas. A vida como juiz e como cidadão sempre foi e é muito ligada a este município, merendo, agora, como desembargador, o diploma de cidadania da terra onde ele ingressou na Justiça do RN (texto de 09/04/1973).

DELMIRO VIEIRA DE LIRA – Ex-prefeito, natural de Teixeira, na Paraíba, na qualidade de vice-prefeito, companheiro de chapa de seu parente Plínio Dantas Saldanha (1958-1962), assumiu o cargo de prefeito, em substituição, na forma da lei, terminando o mandato de seu respeitável companheiro que, por motivo de falecimento, apenas governou um ano. Homem simples, chegou em nosso município em fins da década de 1940. Casou-se na família Augusto Freire, conhecida tradicionalmente pela família Barão, situada no sítio Lagoa Rachada deste Município. Durante o quatriênio 1959-62, governou o município com minoria na Câmara Municipal, num período de agitação política em Jardim de Piranhas, cujas consequências concorreram para o desapoio a todo o seu programa de governo, por parte do Poder Legislativo Municipal. Sem dúvida, pelo motivo exposto, talvez, ou certamente, tenha deixado de executar relevantes e justos projetos planejados por ele próprio. Contudo, foi o pioneiro da criação do plano de assistência médica e dentária do município. A saúde do povo pobre no seu governo não foi esquecida. Não olhava cor política ou partidária para atender um jardinense que se dirigia à Prefeitura Municipal (texto de 04/04/1973).

BENEDITO MONTEIRO SALDANHA – Residente e domiciliado nesta cidade há mais de 10 anos, pertence à tradicional e conceituada “Família Saldanha”. É sobrinho do ex-prefeito e saudoso chefe Plínio Dantas Saldanha, ou Marinheiro Saldanha, como era tratado intimamente pelos seus amigos e admiradores. Trata-se de um funcionário cumpridor dos seus deveres que, como zeloso chefe de família e cidadão de bem, tem prestado importante cooperação à sociedade jardinense (texto de 04/04/1973).

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "