DICA DE PORTUGUÊS: CONCORDÂNCIA VERBAL

terça-feira, 3 de maio de 2011


Uma regra gramatical básica determina que o verbo deve concordar em número e pessoa com o sujeito. Se este estiver no plural, o verbo também deverá estar; se estiver na primeira pessoa, a forma verbal idem. Por exemplo: Nós adoramos esta cidade. O sujeito dessa oração é nós, que está na primeira pessoa do plural, mesma pessoa e mesmo número do verbo adoramos
Entretanto, nem sempre é tão fácil encontrar o sujeito da oração para, desse modo, poder saber que forma verbal empregar. Muitas vezes, o sujeito se coloca após o verbo e, para complicar ainda mais, este ainda vem acompanhado do pronome apassivador se. Por causa disso, são facilmente encontradas placas que avisam: VENDE-SE PICOLÉS, ALUGA-SE QUARTOS, CONTRATA-SE EMPREGADOS. Percebam que, nesses exemplos, os verbos vende, aluga e contrata estão todos no singular, muito embora os sujeitos picolés, quartos e empregados estejam no plural. As frases deveriam estar assim grafadas: VENDEM-SE PICOLÉS, ALUGAM-SE QUARTOS, CONTRATAM-SE  EMPREGADOS.
Importante ressaltar que essa regra não se aplica se o candidato a sujeito vier acompanhado de preposição. Nesse caso, o verbo fica no singular. É o que ocorre nas frases TRATA-SE DE PROBLEMAS, CONFIA-SE EM PROMESSAS e CONCORDA-SE COM TODOS. 

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "