POR QUE O TRÂNSITO EM JARDIM CAUSA TANTOS PROBLEMAS?

terça-feira, 10 de maio de 2011

AUTOMÓVEIS DE MARINHEIRO SALDANHA

Concordo com os que criticam o trânsito local. Pelo tamanho da cidade, considero alarmante o número de acidentes envolvendo carros e motos (estas, principalmente). No entanto, acho que, antes de cobrarmos sinalização das ruas, instalação de semáforos, retirada de lombadas que se assemelham a paredes de açude, é preciso que mudemos nossa forma de conduzir nossos veículos pelas ruas de Jardim. Bastaria que praticássemos a direção defensiva (há uma ótima cartilha, que pode ser baixada no link http://www.detran.rn.gov.br/downloads/Direcao_defensiva.pdf) para diminuir pela metade as ocorrências negativas no trânsito.
Vejam apenas alguns trechos dessa cartilha:

Direção defensiva, ou direção segura, é a melhor maneira de dirigir e de se comportar no trânsito, porque ajuda a preservar a vida, a saúde e o meio ambiente. Mas, o que é a direção defensiva? É a forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via.

(...)

Um grande número de motociclistas precisa alterar urgentemente sua forma de dirigir. Mudar constantemente de faixa, ultrapassar pela direita, circular em velocidades incompatíveis com a segurança, circular entre veículos em movimento e sem guardar distância segura têm resultado num preocupante aumento no número de acidentes envolvendo motocicletas em todo o país. São muitas mortes e ferimentos graves que causam invalidez permanente e que poderiam ser evitados, simplesmente com uma direção mais segura.

(...)

Em um cruzamento, a circulação de veículos e de pessoas se altera a todo instante. Quanto mais movimentado, mais conflito haverá entre veículos, pedestres e ciclistas, aumentando os riscos de colisões e atropelamentos. É muito comum, também, a presença de equipamentos como “orelhões”, postes, lixeiras, banca de jornais e até mesmo cavaletes com propagandas, junto às esquinas, reduzindo ainda mais a percepção dos movimentos de pessoas e veículos. Assim, ao se aproximar de um cruzamento, independentemente de existir algum tipo de sinalização, você deve redobrar a atenção e reduzir a velocidade do veículo. Lembre-se sempre de algumas regras básicas:
■ Se não houver sinalização, a preferência de passagem é do veículo que se aproxima do cruzamento pela direita;
(...)

4 comentários:

Anônimo disse...

Porque aqui em Jardim de Piranhas é uma cidade sem "LEI".

Anônimo disse...

Por que o Prefeito de Jardim só se emporta com Fortaleza e não bota MORAL na cidade.

Anônimo disse...

essa palavra emporta me parece nova.

Anônimo disse...

q huuuuuuuu

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "