JOGO DO BICHO x MINISTÉRIO PÚBLICO

terça-feira, 17 de maio de 2011

JOVINO PEREIRA, PROMOTOR DE JUSTIÇA

O jornal “Diário de Natal”, edição do dia 20/06/1999, publicou a matéria abaixo transcrita, assinada pelo falecido F. Gomes:

BINGOS SÃO VETADOS EM MUNICÍPIOS DO SERIDÓ

De uma forma ou de outra os bingueiros continuam tentando burlar a lei com a realização de bingos no Seridó. Para este mês de junho estava previsto um sorteio de carros e motos em Jardim de Piranhas. O Clube Atlético Piranhas tinha cedido o nome da equipe para que o promotor realizasse o bingo numa parceria com a Confederação Brasileira de Hóquei e Patins.
O promotor público Jovino Pereira, diante da documentação apresentada pelos organizadores, não encontrou respaldo legal e proibiu a realização do festival de prêmios.
(...)
Em janeiro deste ano, o promotor público da comarca de Jucurutu, Anastácio Nóbrega Tahin Júnior, proibiu o jogo do bicho e os jogos de azar.
Na época, o representante do Ministério Público determinou ao delegado, sargento Barnabé Dantas, que, ao identificar todas as pessoas envolvidas com esse tipo de atividade, fossem levados à delegacia, contra quem foram abertos procedimentos criminias e enviados à Justiça.
Ele explicou que, por se tratar de uma contravenção penal, não poderia se omitir e por isso teria tomado tal atitude.
Somente no ramo do jogo do bicho foram desempregadas em torno de 50 pessoas.
(...)
Enquanto algumas autoridades proíbem a prática desses festivais de prêmios em determinados setores, em outras áreas eles acontecem abertamente.
Para verdadeiros profissionais que organizam os eventos, o negócio é muito lucrativo, porque eles vivem exclusivamente dessa prática.
Em vários municípios, já surgiram denúncias de maracutaias envolvendo as organizações, que utilizam “laranjas”, que aparecem como ganhadores, levando o prêmio sem ser sorteado, recebendo uma certa quantia em dinheiro, enquanto o carro ou a moto fica com o dono do bingo.

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "