DICAS DE PORTUGUÊS: SEGUINDO A DAD SQUARISI

terça-feira, 17 de maio de 2011


A partir de hoje, peço licença aos leitores deste modesto blog para, de vez em quando, repassar-lhes dicas de português extraídas do blog da Dad Squarisi (http://www.dzai.com.br/blogdadad/blog/blogdaddad). Essa mudança se fez necessária por faltarem assunto e tempo a este humilde blogueiro. Espero que compreendam. Segue, abaixo, o primeiro Ctrl C + Ctrl V:

Marcha dos prefeitos


A história se repete todos os anos. Prefeitos do Brasil inteiro vêm a Brasília pressionar o governo federal. O que querem? Mais dinheiro. Este ano não foi diferente. Mandatários de norte a sul do país ocupavam a capital. Faixas os aguardavam. Reivindicavam mais qualidade para a educação. Algumas foram mais específicas. Falavam em respeitar o "piso mínimo" para os professores. Piso mínimo? Ops! É baita pleonasmo. O piso é sempre mínimo. Bastava exigir o piso assegurado aos mestres.

Por falar em piso…

O contrário de piso? É teto. O maioral também sofre com as redundâncias. Sempre que se fala no assunto, lá vem o adjetivo "máximo". Vale lembrar: teto é sempre máximo. O substantivo, sozinho, dá o recado.

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "