ENTENDENDO O JUDICIÁRIO: O OFICIAL DE JUSTIÇA

terça-feira, 17 de maio de 2011

Não são poucas as pessoas que sentem uma certa repulsa por oficiais de justiça. Afinal, na maioria das vezes, são eles o que se costuma chamar de "correio da má notícia". Se um bater em sua porta, você, certamente, pensará: "O que eu fiz de errado?", e tentará, a todo custo, fugir dele como o diabo foge da cruz. Por esses e outros motivos, muitos oficiais são incompreendidos e atacados, verbal e fisicamente. Vez por outra, alguns chegam a perder a vida no exercício de tão espinhosa função.
Permita-lhe dizer, caro leitor, que não há um motivo sequer que justifique agredir esses importantes serventuários do Poder Judiciário. O oficial de justiça não pode ser responsabilizado pela intimação que o juiz ou a lei determina que lhe seja feita. Aquela máxima popular, de que mensageiro não merece pancada, aplica-se perfeitamente a eles. Ao se dirigir a você, com o objetivo de intimá-lo, citá-lo, penhorar-lhe algum bem ou lhe entregar um mandado de prisão, estará ele obedecendo a ordens superiores, e não agindo por vontade própria. 
Pode-se até compreender o nervosismo de uns ou a revolta de outros no momento em que tomam conhecimento de que estão sendo processados na Justiça. Mas não se pode aceitar que se agrida um inocente funcionário público, cujo único pecado é o de sustentar a si e a sua família trabalhando árdua e honestamente como "mensageiro do juiz".

1 comentários:

Conceição de Sousa disse...

Alcimar, parabéns pelo BLOG.
Ele está sendo muito útil para mim e, com certeza, para todos que o visitam...

abraços

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "