DICA DE PORTUGUÊS: DESLIZES CAPTURADOS DA INTERNET

segunda-feira, 23 de maio de 2011


Uma das alterações introduzidas pela última reforma ortográfica foi a abolição do trema (aqueles dois pontos que se colocavam na letra U de palavras como cinquenta e aguenta). Portanto, esqueça de vez do trema, coisa que deveria ter sido observado no termo SEQUESTRADO, presente no título da matéria acima.


O título da matéria acima deixou de observar o correto uso do acento grave. No trecho "atuam no socorro as vítimas das chuvas", perceba que quem presta socorro, presta socorro A alguém. Portanto, o correto é grafar "socorro às vítimas". Nesse caso, é possível usar o macete de substituir a palavra feminina por uma masculina. Se, nessa troca, o A ou o AS der lugar a AO ou AOS, é sinal de que a crase está presente. Utilizando-se da frase em questão como exemplo, veja que se se trocasse o termo VÍTIMAS por DESABRIGADOS, o AS deveria ser substituído por AOS ("atuam no socorro aos desabrigados". Fácil, não?


Já tratei, numa postagem anterior, sobre as regras especiais de concordância do verbo SER. Este pode concordar com o sujeito ou com o predicativo. Quando um deles estiver no plural e o outro estiver no singular, e se nenhum representar uma pessoa, o verbo deverá ficar obrigatoriamente no plural. O título da matéria acima, portanto, deveria estar assim grafado: "Enchentes no Rio Grande do Norte são destaque no UOL".


1 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "