SAIBA EMPREGAR O PRONOME "ONDE"

terça-feira, 5 de abril de 2011

O pronome relativo “onde” tem sido a tábua de salvação para oradores de todas as idades e níveis sociais. Basta na hora H não se lembrar do pronome adequado que o ONDE aparece para emendar uma frase à outra. E tomem frases do tipo “Vai ser um desfile onde todos participam” ou “Foi naquela festa onde conheci você”. A lição é esta: ONDE só pode se referir a LUGAR FÍSICO (aquele em que você pode pisar), como, por exemplo, nas frases “Visitei a cidade ONDE você nasceu” (ONDE está se referindo a CIDADE = LUGAR FÍSICO) e “A rua ONDE ocorreu o acidente é bastante escura” (ONDE se refere a RUA = LUGAR FÍSICO). Entendido? E, antes que eu me esqueça, as duas primeiras frases poderiam ser assim grafadas: “Vai ser um desfile do qual todos participam” e “Foi naquela festa em que conheci você”.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia!
Caríssimo Alcimar,
e quando me refiro a um artigo ou livro: por exemplo, foi no artigo ou livro tal onde o autor escreveu sobre... Certamente a frase está errada, certo? "Onde" deveria ser substituído por "no qual"?

Jerione disse...

Quero parabenizar ao "eterno" Prof.º Alcimar, que considero que foi o melhor professor de português que o municipio já teve, gostei muito das curiosidades postadas e principalmente das regras e dicas de português... Continue assim.. Um abraço!

Unknown disse...

Boa tarde carìssimo professor pois eu o considero assim,e de uma valia imensa essas dicas de português,so assim tiramos muitas dùvidas.

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "