DICA DE PORTUGUÊS: OBRIGADO OU OBRIGADA?

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Próximo domingo, muitas mães irão receber presentes e felicitações pelo seu dia. Mesmo sabendo de que são merecedoras de todos esses mimos, elas, educadas como são, certamente não deixarão de a eles agradecer. Mas, nessa hora, tomem o cuidado para não cometer um equívoco bastante comum: errar a concordância do adjetivo OBRIGADO.
Ao contrário do que muitos pensam, a concordância deve ser feita com a pessoa que está falando, e não com seu interlocutor. Por exemplo, se você, do sexo masculino, presenteia sua mãe, ela deverá dizer: MUITO OBRIGADA!. E se ela, após abrir o pacote, disser que tem o melhor filho do mundo, será a vez de você dizer: MUITO OBRIGADO!. Se forem duas ou mais mulheres, dirão MUITO OBRIGADAS; e, se mais de dois homens, MUITO OBRIGADOS (percebam que o advérbio MUITO permanece invariável).
Pode parecer uma bobagem, mas já ouvi muita mulher falar MUITO OBRIGADO, como se homem fosse. Agora, o pior mesmo é escutar um machão pronunciar MUITO OBRIGADA!! Daí, qualquer engraçadinho que estiver por perto não pensará duas vezes em responder: DE NADA, SANTA!!!!

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "