TEMPOS DE BOÇALIDADE

sexta-feira, 25 de maio de 2012



A foto acima foi publicada hoje na página do jornal O Globo do Rio de Janeiro (http://oglobo.globo.com/eu-reporter/confira-as-imagens-enviadas-por-leitores-nesta-sexta-feira-25-5021110). Segundo informa a legenda, trata-se de um carro, com placa do corpo diplomático, estacionado em local proibido, no centro da capital fluminense. Seu ocupante, por certo, achou-se no direito de usar das prerrogativas a ele conferidas por lei para atrapalhar a vida de quem passasse pela área.

Costumo dizer que o trânsito é o local onde o brasileiro revela sua falta de educação, tolerância e civilidade. Quanto mais complicado o tráfego, mais se veem cenas de desrespeito à legislação, aos pedestres e aos motoristas responsáveis. É a comprovação da teoria do Dr. Jekyll¹, que não precisa ingerir fórmula alguma para se transformar em Mr. Hyde. Basta introduzir a chave na ignição e sair dirigindo feito um monstro, colocando em risco a vida de inocentes.

A foto acima exemplifica outra falha de caráter: a presunção. O sujeito, confiando-se na autoridade de um cargo ou no status a ele conferido pelo dinheiro (e pela súcia que o admira), considera-se acima das regras e normas vigentes. Estas, imaginam os boçais, só se aplicam à gentinha que, diferentemente deles, não anda em carrões luxuosos nem goza da “otoridade” a eles conferida. São pessoas assim que não respeitam faixa de pedestres, estacionam em fila dupla, trafegam em altíssima velocidade nas áreas urbanas e trocam o gogó pela buzina.

Lembro-me de um comercial que destacava o amor do brasileiro pelo carro. É a pura verdade. Não são poucos os que preferem perder um braço a ver um pequeno arranhão no adorado companheiro. O automóvel ocupa um lugar de destaque na sociedade, servindo, inclusive, para medir a capacidade pessoal ou profissional do proprietário. Tempos obscuros estes. E preocupantes também. Faz-me sentir inveja do passado, época em que os cavalos eram os veículos, e não os condutores.

(¹) Personagem do livro O Médico e o Monstro (Robert Louis Stevenson, 1886). Leia um resumo do livro clicando em http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/o/o_medico_e_o_monstro

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "