ACONTECEU HÁ 42 ANOS...

sábado, 26 de maio de 2012



No dia 26 de maio de 1970, a cidade era invadida por flagelados da seca, famintos, em busca de ajuda governamental. Embora o clima em Jardim tenha ficado tenso, não houve saques ao comércio nem qualquer outro ato de violência. Tratou-se, apenas, de uma forma de protesto dos agropecuaristas jardinenses, abandonados à própria sorte pelas três esferas de governo.

A revista Sudene Informa, de 1971, assim descreveu as dimensões da seca de 1970:

Janeiro de 1971 foi um mês de muita alegria para grande parte das populações atingidas pela maior seca de que se tem notícia nesses últimos 30 anos. É que começaram a cair os pingos da tão esperada chuva. Vejamos como se desencadeou o flagelo da seca em 1970 no RN: em fevereiro, inicia-se o período chuvoso na região norte-riograndense situada entre o litoral e o meridiano 36º, enquanto que na área restante do Estado as chuvas começam a cair em janeiro. Em 1970 as chuvas de janeiro foram relativamente boas. Todavia, em fevereiro foram muito fracas. De março em diante começou a escassez de chuvas, cuja quantidade não era suficiente para a prática da agricultura.

19 municípios já haviam sido atingidos pela seca em princípios de abril. Em junho, esse número elevava-se a 107 na 1ª quinzena e chegou a 118 no fim do mês. No final de agosto progrediu, alcançando 128 municípios, quase todo o Estado.

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "