PROFESSOR MERECE RESPEITO

sexta-feira, 18 de maio de 2012


Sei que estou um pouco atrasado para tratar do assunto. A greve dos professores municipais, como se sabe, acabou há alguns dias, para o bem de todos. Felizmente se chegou a um acordo que, à primeira vista, foi benéfico para todas as partes envolvidas.

Sou professor, com muito orgulho. Mesmo afastado da sala de aula, acompanho de perto a luta de meus colegas e torço para que consigam o reconhecimento de que são merecedores. Só sabe o quão é difícil lecionar aqueles que já se viram incumbidos dessa nobre tarefa. Afirmar o contrário é, no mínimo, uma falta de bom senso.

Dito isso, surpreendeu-me a revolta de alguns tão logo se divulgou o acerto feito entre o Sindicato dos Professores e a Administração Municipal. Confesso que não esperava reações tão extremadas. O teor dos insultos e das acusações dirigidas aos mestres jardinenses ultrapassou o limite do aceitável. Eles não mereciam ser tratados com tamanho desrespeito.

Reconheço que há professores relapsos, indignos de exercer a profissão. Mas, como ocorre em todas as áreas, estes são uma ínfima minoria, que não pode servir de pretexto para se atacar a classe inteira. Neste caso, não cabe o ditado de que uma maçã podre coloca todo o cesto a perder. Tremenda injustiça, pois, insultar os mestres responsáveis e cientes de seu mister.

Não tenho medo de afirmar. O inconsequente momento político-eleitoral foi, sem sombra de dúvida, o responsável por transformar, na mente de alguns, homens e mulheres de bem em seres “sebosos”, irresponsáveis, indignos de mérito e confiança. Tanto é verdade que, no ano passado, durante e após uma greve de maior duração, não se viram reações tão negativas.

Espero que os ataques parem por aqui. Tomara que, vencidos esses dias difíceis que ora vivemos, essas pessoas caiam em si e se apercebam da injustiça que cometeram. A Educação, todos sabem, é o único meio de se conduzir um povo a dias melhores. Entretanto, sem professores motivados e respeitados, esses dias ficam cada vez mais distantes de nós.

2 comentários:

Conceiçao de Sousa disse...

olha meu amigo, "SEBOSO" é um adjetivo tão baixo que jamais vai chegar a nos atingir. Ele fica pra quem faz uso do mesmo.
Abraços e muito obrigada por defender a nossa sofrida classe.

PROF JOAO FILHO disse...

Obrigado, professor Alcimar pelo belo artigo.
Somos realmente cientes do nosso papel como transformadores de uma sociedade melhor, mas infelizmente ainda não temos o respeito que merecemos.

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "