CTRL C + CTRL V

quarta-feira, 9 de novembro de 2011


ESTEJA PRESO

O julgamento durou 42 dias. Conrad Murray, o médico de Michael Jackson, estava sentadinho no banco dos réus. A acusação: homicídio culposo. Ele teria bobeado ao prescrever dose excessiva de remédio para o cantor pop. O ídolo não aguentou. Como dizem os gozadores, acordou morto.

Até sair a decisão da Suprema Corte de Los Angeles, termos do juridiquês quebraram a cabeça dos não iniciados. Grafias e significados mereceram consultas e discussões. A coluna entrou na roda. Dá uma ajudinha para futuros embates. Dentro de três semanas, sai a sentença do tribunal. O homem pode ser condenado a ver o sol nascer quadradinho durante 4 anos.

Dois jeitos

Veredito ou veredicto? O dicionário registra as duas grafias. Você escolhe. Uma e outra querem dizer a mesma coisa — sentença.

Sem bobeira

Atenção, marinheiro de primeiras viagens. Não troque as bolas. Juiz profere sentença. Não dá parecer. Dar parecer é tarefa de membros do Ministério Público — promotores e procuradores.

Justiça e justiça

Maiúscula ou minúscula? Justiça, com a inicial grandona, é sinônimo de Poder Judiciário. Com a inicial mixuruca, quer dizer legalidade, o que é justo, o que é certo: A Justiça se pronunciou sobre o caso Michael Jakson. "A justiça foi feita", disse a mãe do rei do pop na saída do tribunal.

Júri

Júri joga no time de táxi. Paroxítona terminada em i, pede acento. Sem o grampinho, a palavra viraria oxítona como parti, tupi, reli.

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "