COMENTÁRIOS À ÚLTIMA ENQUETE

terça-feira, 15 de novembro de 2011


Na última enquete realizada por este modesto blog, mais de 65% dos que dela participaram consideraram a imparcialidade a principal virtude de um blogueiro. Peço licença para discordar desse posicionamento.

Popularizados nos últimos anos, os blogs (ou blogues) se constituíram numa poderosa ferramenta de comunicação. O nome surgiu da contração do termo inglês Web log, que significa diário da Web. Na origem do termo, portanto, vislumbra-se a essência deste canal: a exteriorização de opiniões, análises e visões próprias do responsável pelas postagens. Diante dessa premissa, não há como exigir de nós posições imparciais, na medida em que não somos jornalistas. Somos, simplesmente, cidadãos comuns que, utilizando-se do direito constitucional à liberdade de expressão, divulgamos em espaços como este o que consideramos útil ou importante.

Um conhecido blogueiro seridoense não se cansa de lembrar que blogs não são concessões públicas. Acessam-nos quem o quer, livremente. Caso não gostem do conteúdo, nada os impede de ignorá-los. Concordo com ele. Algumas vezes, leio comentários raivosos, em que alguns leitores, acobertados pelo anonimato, criticam exageradamente um ou outro blogueiro. Não custa rememorar que todos temos direito à opinião, desde que, obviamente, não caluniemos, difamemos ou injuriemos alguém. Somos livres para gostar de político A ou B. Não há nada de errado em defendê-los ou criticá-los. Os que discordam da linha editorial do blog não são obrigados a acessá-los.

No tocante ao Blog de Alcimar, fiz, desde o início, uma opção bastante clara: debater o progresso de Jardim de Piranhas. Tenho consciência de que algumas postagens causam certo incômodo. Mas não posso deixar de manifestar minha opinião quando esta vai de encontro ao modo como o município vem sendo gerido há algumas décadas. Como já ressaltei em várias ocasiões, não cultivo nenhum projeto político. Não escrevo visando a prejudicar o sucesso eleitoral de ninguém. Faço-o apenas pensando no bem estar desta terra querida, cujo enorme potencial nunca foi aproveitado como deveria.

Sou consciente de minha pequenez (e não me refiro, aqui, à baixa estatura). Sei que este blog, em sua insignificância, jamais irá alterar o cenário local. No entanto, enquanto tiver saúde e tempo para mantê-lo atualizado, firmo com vocês, fiéis leitores, o compromisso de continuar a luta contra os moinhos de vento que me surgirem à frente. 

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "