JARDINENSE FAZ SUCESSO NO SUL DO PAÍS

segunda-feira, 26 de março de 2012

No próximo dia 29 de março, às 17 horas, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, tomará posse no cargo de Defensor Público nosso conterrâneo Ramon Rondinelly Pereira Dutra, filho de Romildo Dutra e Marta Geruza. Dar-lhe-á posse a Defensora Pública-Geral do Estado, Dra. Jussara Acosta, com a presença do Governador Tarso Genro e do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Alexandre Postal, dentre outras autoridades. Além da cerimônia oficial de posse, haverá uma solenidade na OAB/RS, às 14 horas, um jantar no Restaurante Dado Garden Grill, às 19 horas, e uma festa na Dublin, às 22 horas, tudo em Porto Alegre/RS.

Já confirmaram presença à posse do novo Defensor Público sua esposa, Taíse Lopes, seu pai, Romildo, seu irmão, Raul, o tio Antonio Dutra, bem como os primos Fábio e Fernando, que moram em Minas Gerais.

Na ocasião, tomarão posse quinze novos defensores públicos aprovados no último concurso para ingresso na carreira da Defensoria Pública. O referido concurso teve seis fases: prova objetiva, provas subjetivas, entrevista com a comissão de concurso, exames psicológicos e psicotécnicos, prova oral, prova de tribuna e prova de títulos. A primeira prova foi realizada em janeiro de 2011 e a última, em novembro do mesmo ano. O concurso foi homologado em 22 de dezembro, com 117 aprovados (http://www.dpe.rs.gov.br/site/noticias.php?id=1182) . No total, eram oferecidas 49 vagas no edital de abertura do concurso. Ramon foi o 16º colocado.

A Defensoria Pública é o órgão oficial do país que presta assistência jurícia integral e gratuita para as pessoas que não têm condições de contratar um advogado privado. Em suma, são os defensores públicos que dão voz à população carente (geralmente pessoas que ganham até três salários mínimos mensais).

Aqui no Rio Grande do Norte, a Defensoria Pública ainda está muito mal estruturada, contando com apenas 40 defensores para atuar em todo o Estado, os quais não percebem uma remuneração equiparada a outros órgãos essenciais à Justiça, como o Ministério Público, a Magistratura e a Procuradoria do Estado. Com esse pequeno número de defensores, não é possível atender à maioria das comarcas potiguares.

O Estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, conta com mais de 300 defensores, cuja remuneração é igual à dos promotores de justiça e magistrados. A tendência é que, ainda neste ano, todas as comarcas do Estado sejam atendidas pela Defensoria.

Cabe à população deste Estado lutar, junto aos governantes, para o fortalecimento da Defensoria Pública no Rio Grande do Norte, pois, assim, construir-se-á uma sociedade mais justa, livre e solidária.

NOTA DO BLOG: Parabenizo Ramon e toda sua família por essa brilhante conquista. Desejo-lhe sorte e sucesso nessa importante missão que, certamente, desempenhará com extrema competência e zelo pela coisa pública.

2 comentários:

Célia Dutra disse...

A Família DUTRA sente-se muito orgulhosa por esse ilustre membro que , apesar das barreiras enfrentadas em sua vida, tornou-se um grande homem, honesto, de caráter e de responsabilidade. Qualidades estas, herdadas principalmente de seu pai Romildo e do seu avô paterno, o meu saudoso pai, Luiz Dutra. Este, se aqui estivesse, com certeza, estaria radiante de alegria e muito orgulhoso do seu neto, pois ele foi um grande incentivador dos nossos estudos.

Anônimo disse...

Fui colega do tempo de escola de Ramon e posso atestar que ele sempre foi uma pessoa disciplinada e extremamente zelosa para com tudo em sua vida, principalmente os estudos. Ele é prova viva de que, com responsabilidade e empenho, nós podemos chegar mais longe do que possamos imaginar.
Ass.: Urraca.

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "