CTRL C + CTRL V

quinta-feira, 1 de março de 2012



JET SKI, GILETE E CHICLETE
  
Grazielle Lames tinha 3 anos. Estava feliz. Pela primeira vez na curta vidinha, via o mar. Biquíni laranja, baldinho na mão e sorriso ingênuo, a menina pisava a areia com prazerosa insegurança. De repente, ops! Uma motocicleta aquática a atropelou. O que matou a garota? Pai, mãe, banhistas, polícia, repórteres não pensaram duas vezes. Foi um jet ski.

Nos dias seguintes, outras tragédias entristeceram praias, lagos, competições. Tinham um denominador comum: o assassino. A máquina que voa na água respondeu pelos estragos. Jornais, rádios, tevês noticiaram os fatos com alarde. O vilão? Ele mesmo — o jet ski.

Grita

Surpresa! A Kawasaki Motores do Brasil Ltda. (KMB) esperneou. E falou grosso. Em carta dirigida aos veículos de comunicação, não deixou por menos. Disse que Jet Ski é substantivo próprio. A empresa foi pioneira na fabricação de um tal personal water craft (PWC). Tradução: veículo aquático pessoal. Forma mais simplificada: moto aquática. Para preservar a reputação da marca, a poderosa japonesa proíbe o uso do nome jet ski.

Esperneio inglório

A Kawasaki se esquece de pormenor pra lá de importante. Jet ski perdeu o pedigree. Tornou-se substantivo comum. O verbete está lá, no dicionário. Entrou no time de gilete, chiclete e bombril. Alguma pessoa pede lâmina de barbear, goma de mascar ou palha de aço? Se o fizer, alguém pensará em Tancredo Neves. O político mineiro costumava repetir: "Não confio em quem emprega corretamente a mesóclise".

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "