DICA DE PORTUGUÊS: ONDE OU AONDE?

domingo, 1 de maio de 2011


Numa postagem anterior, mostrei que o advérbio ONDE só pode se referir a lugar FÍSICO, sendo erradas frases como "Gostei da festa onde Paulo Ricardo cantou". Muitos também se enganam com o uso da forma AONDE, que também só pode se referir a lugar físico. A dúvida é saber qual das duas formas usar. Vou tentar-lhes mostrar a diferença.
Quem determina a forma correta é o verbo da oração. Se este for regido pela preposição A, deve-se usar a forma AONDE; caso contrário, emprega-se ONDE. Percebam, na ilustração acima, que o verbo da oração, "mora", não deve ser acompanhado da preposição A (quem mora, mora EM algum lugar). Portanto, o galanteador deveria ter tido "Onde você mora?".
Uma forma mais fácil de diferenciar é a seguinte: os verbos que são regidos pela preposição A, geralmente, são verbos que expressam movimento: CHEGAR, IR etc. O verbo MORAR, para novamente usar o exemplo acima, não expressa ideia de movimento. São corretas, pois, as seguintes frases: Aonde você quer chegar?, Fomos aonde ninguém já havia ido.
Não façam como o grupo Cidade Negra, na música "Onde você mora?":

(...)

Cê vai chegar em casa
Eu quero abrir a porta
Aonde você mora?
Aonde você foi morar?
Aonde foi?

Não quero estar de fora
Aonde está você?
Eu tive que ir embora
Mesmo querendo ficar
Agora eu sei

4 comentários:

alcione disse...

Alcimar, nesse caso não seria "permitido" o uso de aonde, tendo em vista que a intenção do compositor foi seguir a métrica rítmica no trecho musical em questão?

Do mesmo modo,com um erro de colocação pronominal, acontece na música do Chiclete com Banana.

eu VI ELA e ela tinha dado um beijo
havia dado e o cara era o professor

. disse...

Não vejo, Alcione, licença poética na letra de "Onde Você Mora?". Seria possível seguir a métrica sem cometer tal engano. No caso da música do Chiclete, percebe-se, claramente, que o autor dela quis brincar com vários cacófatos. Ou seja, ele os usou conscientemente.

Anônimo disse...

E "aonde você foi morar" está correto?

Anônimo disse...

E "aonde você foi morar?" Está correto? A relação é com o verbo "ir" ou com "morar"?

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "