EQUÍVOCOS CAPTURADOS DA INTERNET

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011





O uso do hífen em palavras compostas sofreu profundas alterações com a nova reforma ortográfica. Se antes desta já era difícil empregá-lo com maestria, depois, então, complicou um pouco mais. Felizmente, há algumas regras que ajudam bastante. Vamos a elas:

1. o hífen sempre será usado quando o segundo termo iniciar-se com a letra H. Exemplos: proto-história, super-homem, mal-humorado;
2. na maioria dos prefixos que terminam com vogal, deve-se usar o hífen se o segundo termo se iniciar com a mesma vogal. Exemplos: anti-inflamatório, micro-organismo, sobre-erguer;
3. se o primeiro termo termina com R ou com B, o hífen é obrigatório se o segundo termo se inicia com uma dessas consoantes. Exemplos: super-relação, sub-reitor, sub-baliza.
4. alguns prefixos sempre exigem o uso do hífen, tais como além, aquém, ex, recém, sem, vice. Exemplos: além-mar, recém-nascido, ex-prefeito.

Embora as regras acima não resolvam todos os problemas, pois há algumas exceções e casos especiais que não foram por elas contemplados, ao menos evitariam os equívocos cometidos nos títulos acima copiados, que deveriam estar assim grafados:

FORAGIDO DO REGIME SEMIABERTO É PRESO NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL

META DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA É ATINGIDA EM CAICÓ

IFRN OFERECE 3,5 MIL VAGAS EM OFICINAS E MINICURSOS DURANTE A EXPOTEC 2011

GUARDAS-VIDAS REALIZAM TREINAMENTO ANTES DA OPERAÇÃO VERÃO 

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "