O MELHOR PRESENTE PARA OS JARDINENSES

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011


Na última enquete realizada por este modesto blog, a maioria dos que dela participaram escolheu receber, como “presente” de Natal, um prefeito capaz de resolver os crônicos problemas deste município. A votação, embora de pequena monta, foi apertada. Muitos preferiam um ano de 2012 sem crise econômica. Outros, minoritariamente, manifestaram o desejo de contar com uma Câmara de Vereadores renovada e independente, com um juiz de Direito titular, com um Ministério Público mais atuante ou com uma Polícia Militar cumpridora de seu papel.

Foram poucos os que, como eu, pediriam outro presente a Papai Noel. Respeito a opinião dos fiéis leitores que participaram da enquete. No entanto, considero a saúde e a paz bem mais importantes que a atuação desta ou daquela autoridade. Com o corpo e a mente sãos e com tranquilidade, somos capazes de resolver todos os nossos problemas. Basta um pouquinho de esforço, somado à estrita observância aos ensinamentos cristãos, para transformar Jardim de Piranhas no lugar ideal para se viver.

Não dependemos do prefeito para sermos honestos, nem do juiz para sermos justos, nem dos vereadores para sermos felizes, nem do promotor de Justiça para sermos respeitados, nem da polícia para zelarmos pelas leis. Um excepcional homem, há mais de dois mil anos, já nos mostrou o caminho a seguir: amar o próximo como se ama a si mesmo. Essa é a lição fundamental. Nenhuma outra a supera.

Todas as autoridades são efêmeras, temporárias, embora algumas imaginem que não o são. Em apenas 63 anos de vida, Jardim já assistiu ao apogeu e ao declínio de várias lideranças políticas. O único poder eterno é o de Jesus Cristo. Os poderes político e econômico, embora sejam perseguidos a todo custo, felizmente, não duram para sempre. Júlio César, Alexandre Magno, Hitler, Getúlio Vargas, todos eles viveram momentos de glória, mas acabaram lembrados tanto pelas qualidades quanto pelos defeitos. Nenhum deles escapou do julgamento da História, que não se pauta pelo trabalho de bajuladores ou claques de plantão.

Deixemo-nos, pois, contaminar pelo espírito natalino. Lembremo-nos dAquele que realmente merece nossa sincera devoção. O Natal é momento propício para mudanças. Comecemos por deixar de lado as intrigas políticas, a luta incessante pelo poder, a confiança exagerada nas autoridades. Não fiquemos esperando que estas resolvam nossos problemas. Elas não são tão importantes assim. Cabe a nós transformar nossas vidas e o lugar onde moramos. Há muito que podemos fazer, sem qualquer ônus financeiro ou pessoal. Basta querer e seguir o belo exemplo deixado por Cristo, que, como Ele mesmo o disse, é o Caminho, a Verdade e a Vida.

2 comentários:

Anônimo disse...

La vem Christmas

A principal causa de nossas tristezas é por nossa conta. Muitas vezes temos vontade e capacidade para fazer coisas importantes. Mas estamos sem energia ou com uma canela arreada. Abusamos quando se trata das coisas que nos dão prazer.

Patricinha

Anônimo disse...

Grande Alcimar, com seus comentários balizados, próprios para o momento. Haja reflexão, tomara que surta efeito.

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "