O LEITOR PERGUNTA

domingo, 8 de janeiro de 2012

Um fiel leitor deste blog fez a seguinte solicitação:
        
Boa noite, Alcimar! Estou neste momento estudando Concordância Verbal. Gostaria, se possível, que você me tirasse uma dúvida, que é na seguinte frase: "FUI EU QUEM FALOU OU QUEM FALEI OU SE PODEM SER USADOS OS DOIS MODOS". Explique-me essas duas formas de concordância verbal. Muitíssimo obrigado!

Em períodos compostos, ligados pelo pronome relativo quem, é possível fazer a concordância verbal de suas maneiras:

Fui eu quem falei è Neste caso, o verbo da segunda oração concorda com o pronome pessoal reto da primeira.

Fui eu quem falou è Aqui, o verbo da segunda oração concorda com o pronome relativo quem e, assim, fica na 3ª pessoa do singular.

Outros exemplos:

Fomos nós quem fizemos o trabalho.
Fomos nós quem fez o trabalho.

Foste tu quem comeste a maçã.
Foste tu quem comeu a maçã.

No entanto, se as orações estiverem relacionadas pelo pronome que, o verbo da segunda deve, obrigatoriamente, concordar com o sujeito da primeira oração. Exemplos:

Fui eu que falei.
Fomos nós que falamos.
Foste tu que comeste.

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "