CTRL C + CTRL V

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Recebi um email de meu amigo Nelson e achei importante compartilhá-lo com vocês:

CRÍTICA

É frequente ouvirmos que muitas pessoas corretas são vítimas de infortúnios. Por exemplo, uma pessoa corretíssima é vítima de acidentes de trânsito, ou de grave doença, e a vida se torna extremamente difícil para ela.

Realmente, neste mundo há muitas pessoas honestas que se tornam infelizes e muitos desonestos e "espertos" ganhando dinheiro. Mas é interessante observar que os desonestos não são felizes. Eles tem dinheiro e comem bem, mas essas condições não garantem a felicidade deles. Para alguém se sentir realmente feliz, não pode prejudicar os outros, roubando ou enganando. Quem age assim, ouve um sussurro lá no fundo do coração, dizendo: "Ei, você está agindo errado", e  sente a consciência pesada. Não consegue ser plenamente feliz. Nem se embebedando e anestesiando os sentimentos esse indivíduo é feliz, porque a qualquer hora retorna o sussurro, mortificando sua consciência. E, continuando nesse estado mental, ele acaba provocando muitos distúrbios na família e no trabalho, provando que não é nada feliz mesmo.

Há outros fatores que também causam infelicidade a pessoas corretas e honestas, como, por exemplo, o temperamento melancólico e sempre preocupado, ou o hábito de criticar os defeitos alheios . É claro que a honestidade e a conduta correta jamais causam infelicidade. Porém, não basta ser honesto e correto. Mais do que isso, é preciso ser amoroso e generoso. Dificilmente haverá harmonia em torno de uma pessoa que critica tudo que não seja do seu agrado.

O mundo foi criado para que as mais diferentes pessoas convivam harmoniosamente, umas auxiliando as outras, mesmo que tenham traços fisionômicos, línguas e culturas diferentes.

Apesar disso, existem pessoas de mentalidade muito estreita que não aceitam nos outros qualquer divergência de opinião, ou de preferênciais pessoais. Elas costumam julgar e criticar seus semelhantes. E, entre elas, pode perfeitamente haver pessoas honestas e corretas. Esse modo de proceder é contra a vontade de Deus e, por isso, acaba atraindo infortúnios e infelicidade.

Quando uma pessoa correta se torna infeliz, a causa não está na sua honestidade, e sim na mentalidade crítica e estreita.

(Seicho Taniguchi)

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "