A QUEM INTERESSA O FIM DE NOSSO CARNAVAL?

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012


Neste ano, temo que assistamos ao último carnaval realizado pelo CAP. Caso minhas sombrias previsões se confirmem, Jardim de Piranhas será duramente penalizada nos anos vindouros. Os dias de folia, nos últimos dezesseis anos, trouxeram grandes benefícios para a cidade e para os que nela habitam. Por esse motivo, não compreendo o regozijo de alguns jardinenses.

Os foliões, principalmente os que compõem os blocos carnavalescos locais, culpam apenas o CAP pelo fracasso dos últimos anos. O clube, obviamente, tem sua parcela de culpa, na medida em que não investiu como deveria os grandes lucros obtidos no passado. Porém, outros fatores contribuíram para a derrocada. A concorrência com o Complexo Cachoeira, em Brejo do Cruz, e com o Iate Clube, o Bloco do Magão e o Treme-Treme, todos de Caicó, foram cruciais para diminuir o contingente de pessoas que costumava se dirigir para cá.

Sem um grande público, é praticamente impossível contratar atrações caríssimas e cobrar uma entrada barata. Acho muito arriscado pagar 200 mil reais a uma banda de forró, pois, neste caso, dever-se-ia cobrar, no mínimo, uns 50 reais de cada folião que desejasse entrar no clube. Isso encareceria bastante o orçamento dos blocos, que, possivelmente, procurariam preços mais convidativos.

É notório que nenhum clube da região possui estrutura para abrigar tão bem um grande público como dispõe o CAP. Mesmo com as falhas estruturais conhecidas de todos, é possível se divertir com regular conforto e tranquilidade. O Carnaval do CAP, ao longo dos anos, mostrou-se ser um evento de grande porte, barato e seguro, até ser derrotado por bandas de forró elétrico (argh!).

Não discordo dos que, hoje, preferem as praias natalenses a ficar aqui. Todos são livres para escolherem o melhor para si. Apenas acho que os blocos, principalmente estes, deveriam lutar por nosso carnaval. Lamento que alguns tenham sido desfeitos e outros, decidido passar a folia no litoral. Não era para capitular tão facilmente. Ainda havia tempo para evitar o fim. Bastaria todas as agremiações se unirem e, ainda que participassem de um evento mais modesto, demonstrassem seu amor pelo carnaval local, que tanta alegria já nos proporcionou.

Aqueles que, na atualidade, estão satisfeitos com essa situação são jardinenses de mentirinha. Ninguém que verdadeiramente ama esta terra pode ficar contente com o fim de um evento que trazia apenas lucro e diversão para seu povo. Comemorar o insucesso do CAP ultrapassa todos os limites da rivalidade política ou futebolística. Rotulo como imbecilidade torcer pelo fim do clube rival, quando se sabe que é justamente a existência do oponente que impulsiona o crescimento de ambos. O que nós, jardinenses, ganhamos com o marasmo vivido por CAP e Independente? Será que os torcedores e sócios de ambos estão felizes em vê-los às moscas? Será apenas coincidência que os dois estejam tão mal nos dias atuais?

Vai ver que minha paixão pelo CAP esteja me tirando a razão, impedindo-me de ver que o melhor para Jardim é todos deixarem a cidade no período carnavalesco. Ou, doutra forma, o ideal é a Prefeitura torrar dinheiro público para promover a folia na margem do rio, fazendo deste um banheiro a céu aberto para milhares de pessoas, cometendo um flagrante crime ambiental. Desculpe-me, fiel leitor, pelo desabafo. Talvez esteja exagerando diante da possibilidade de nunca mais ver a cidade ser invadida por 15 mil pessoas, trazendo, junto com elas, apenas alegria, paz, congraçamento e dividendos. Jardim de Piranhas, certamente, ficará bem melhor daqui para frente.

6 comentários:

Anônimo disse...

Que tal o cap ser realmente clube atlético piranhas, e não, clube da bebedeira e dança.
cap com aulas de karatê, judo, capoiera, futsal, futebol de campo, hidroginástica, musculação, yoga, futevolei para as crianças, jovens e velhos, e não, bar para os quarentões. a tempos que grande parte da riqueza gerada em jardim de piranhas vai para as bandas de músicas e distribuidoras de bebidas de fora da cidade.
clubes de natal como o américa, aeroclube e outros não são mais tradicionais no carnaval. corintians em caicó, também não. até no rio de janeiro, recife e salvador carnaval em clubes já era. se o cap insistir em fazer o carnaval 2012, que faça para os que realmente participarão, faça com bandas que não desequilibre as finanças do clube.

carmim ventania

Anônimo disse...

vc tem razao acabaro com o carnaval do cap era o melhor do nosso querido jardim cap cap cap vc se foi volta kiko volta chico katia vcs nao pensa em pode volta velhos carnavais que nunca mais volta parabens pelo seu comentarios valeu

marcos disse...

com certeza e uma pena pois nos tivemos grandes carnavais mais como nada e p sempre essas bandas de forro q hoje abrilhantam os carnavais por ai tem vida curta mais e isso q a juventude quer pois o cap e único clube q traz no carnaval bandas q tocam carnaval como sakulejo,detona,pawleira,bonde,e outras e questão de gosto não se discuti.

Anônimo disse...

Ha 20 anos atras eu tinha 10 anos hoje tenho 30 ninguem para no tempo porque o mundo esta sempre em processo de mundança e transformaçoes.

Anônimo disse...

RUBINH; meu amigo alcimar vc tem muita saldade da quele tempo de cap e real, amigo eu ministrava aula lá no independente com a 3ª idade ai eu tive uma curiosidade de ver o club lá em cima pra ver como estava. eu fiquei muito triste meu amigo como figo guando passo em cima da ponte e vejo o cap como estar. um dia vai aparecer uma pessoa iluminada pra não deixa essa parte da historia do nosso jardim se peder.

Anônimo disse...

Alcimar, eu não gosto muito de festa, mais gosto muito da minha cidade por isso ficava muito feliz ao ver os carros das cidades vizinhas passando ao sol se pôr com tanta gente alegre que vinha brincar o carnaval aqui e isso só fazia a cidade crescer e nos orgulhar pela mesma ter condições de receber tanta gente como recebia. Gostei muito do que você colocou no seu blog parabéns!

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "