COMENTÁRIOS À ÚLTIMA ENQUETE

terça-feira, 25 de outubro de 2011


Já revelei neste modesto blog, em postagens anteriores, que considero o Poder Legislativo o mais importante de todos. É o que melhor representa a população. Dele depende o bom funcionamento do Executivo e do Judiciário. Um Legislativo independente, atuante e responsável é requisito fundamental a qualquer país que almeje ingressar no mundo desenvolvido.

Os fatos, porém, demonstram flagrantemente que faço parte de uma pequena minoria. Grande parte dos brasileiros não confere o merecido valor aos parlamentos. Nas campanhas eleitorais, a paixão do eleitor se mostra mais intensa com os candidatos a prefeito, governador e presidente. Os postulantes às casas legislativas sempre ficam em segundo plano, tratados como meros coadjuvantes do processo eleitoral.

Há de se modificar esse quadro, para o bem de todos. A solução para muitos dos crônicos problemas que se enfrentam hoje passa pelo fortalecimento do Poder Legislativo. Não mais se admite que alguém se eleja vereador apenas porque distribui remédios ou feiras. Também não merece assento no Congresso quem se rotula tão somente como progressista ou conservador. O verdadeiro parlamentar, de que o país e Jardim de Piranhas precisam, deve apresentar muitas outras qualidades.

É preocupante assistir à subserviência do Legislativo ao governante de plantão. A tarefa de um vereador não se resume a apoiar ou se opor ao mandatário municipal. Agir dessa forma equivale a possuir uma Ferrari, mas só dirigi-la em estradas esburacadas da zona rural. Em toda a História de Jardim, a Câmara de Vereadores comportou-se como essa Ferrari. Já teve nas mãos, em diversas ocasiões, a possibilidade de transformar a realidade local. No entanto, em vez de apostar na mudança, apequenou-se e se refugiou no comodismo.

Esse cenário não é exclusividade de Jardim. Arrisca-se aqui a dizer que seja comum a todos os municípios brasileiros. Talvez por isso não se deva condenar os parlamentares do passado e do presente. Afinal, fica difícil lutar contra tantos desafios sem contar com o apoio da sociedade. Todos gostam de ser valorizados. Ninguém gosta de ser tratado como indivíduo de segunda categoria.

O eleitorado jardinense precisa olhar com mais atenção para sua casa legislativa. Paredes novas e bonitas não garantem uma atuação parlamentar satisfatória. Estar ao lado da liderança A ou da liderança B não resolverá os problemas. Sim, estes existem, apesar de alguns tentarem disfarçar a realidade. Não é querer de mais sonhar com uma Câmara que, acima de tudo, zele pela fiel observância aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Só depende dos mais de dez mil jardinenses aptos a votar no próximo ano.

2 comentários:

Naquib Libanio disse...

Gostei muito do raciocínio do nobre blogueiro, só se esqueceu de dizer como vamos enfiar tudo isso na cabeça do eleitorado local.

. disse...

Obrigado pelo comentário, caro Naquib. Os eleitores jardinenses são maduros o suficiente para mudar esse quadro. Se nunca o fizeram, culpem-se as peculiaridades da Política local. Um grande abraço!

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "