O PRESENTE QUE TODA CRIANÇA DESEJA

quarta-feira, 12 de outubro de 2011


Hoje, Dia da Criança, pipocam festas e comemorações pelo Brasil afora. Nossos bens mais preciosos atraem todas as atenções. As lojas faturam alto com a venda de todo o tipo de presentes. O poder público se esmera em homenagear os pimpolhos. Os meios de comunicação exibem programas especialmente feitos para eles. É tanta homenagem que muitos acabam se esquecendo de que, neste dia, também se reverencia a padroeira do Brasil.

Obviamente, já fui criança e me lembro bem da imensa alegria que é ganhar um brinquedo. Guardo boas recordações desta data no passado. Recordo-me, especialmente, de uma festa realizada na escola Machado de Assis, por dona Margarida, minha inesquecível professora do primeiro ano primário. Parece que ainda tenho nas mãos o carrinho que ganhei e sinto o sabor do bolo e no suco que nos foi servido. São lembranças que, certamente, muitos de vocês, caros leitores, também guardaram com carinho.

No entanto, os carros, as bonecas, os brinquedos eletrônicos ou produtos mais caros e sofisticados não conseguem, nem de longe, substituir o maior presente que uma criança deseja receber, em todos os dias de sua vida: o amor de seus pais. Um pai presente e uma mãe amorosa são tudo do que ela precisa para, realmente, ser feliz. Alguém que lhe indique os caminhos corretos, que acompanhe sua vida escolar, que lhe sirva de exemplo de honestidade, ética, temperança.

De pouco servirá a uma criança ser coberta de presentes neste dia e abandona e ignorada no restante do ano. Se o desejo é que ela se transforme em um adulto responsável, não se poderá descuidar de sua educação nem por um segundo. Se a meta é que seja saudável, há de lhe negar (nem sempre, claro) o consumo diário de baboseiras. Se o objetivo é que constitua sua própria família, que se zele, na medida do possível, pela união e harmonia da que ela possui no presente.

Afora essas e outras questões, nós, adultos, também temos o que comemorar. Afinal, já vivemos essa deliciosa fase da vida, tão bem retratada por Toquinho em É bom ser criança:

É bom ser criança,
Ter de todos atenção.
Da mamãe carinho,
Do papai a proteção.
É tão bom se divertir
E não ter que trabalhar.
Só comer, crescer, dormir, brincar.

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "