CTRL C + CTRL V

quinta-feira, 20 de outubro de 2011


ONGS GOVERNAMENTAIS?

ONGs são, textualmente, organizações não governamentais. Ou seja, entidades sociais organizadas de forma independente ao Estado, sob a forma de associações, fundações e organizações religiosas, sem fins lucrativos, constituídas para cumprir tarefas de interesse social, cultural, assistencial, etc. Elas atuam onde o Estado é precário ou ineficiente, de forma complementar, com ações de solidariedade.

É evidente que elas podem receber financiamentos públicos, desde que o benefício a ser auferido pela sociedade seja relevante e desde que os recursos (públicos, ora essa!) sejam rigorosamente fiscalizados. Não pode existir qualquer pessoalidade no trato da coisa pública. Assim, uma ONG não pode ser escolhida para receber recursos públicos por conta de ligações pessoais de seus dirigentes com políticos.

No Brasil, infelizmente, assistimos à proliferação de ONGs ... governamentais! Literalmente alinhadas e dependentes do poder público, quando não constituídas para servir de fachada para a drenagem do Erário e a formação de caixa dois, destinado a comprar políticos e a girar a odiosa máquina da corrupção.

Não é possível aceitar, por exemplo, que uma ONG seja presidida por uma vereadora, filiada ao mesmo partido do titular do Ministério do qual ela recebe vultosas verbas, com uma fiscalização pífia que não consegue sequer evidenciar para onde vai o dinheiro.

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "