EQUÍVOCOS CAPTURADOS DA INTERNET

quarta-feira, 17 de agosto de 2011


Sei que já está ficando chato de tanto falar sobre crase, mas não posso evitar, principalmente devido à profusão de equívocos que encontro quando navego.

No título acima, poder-se-ia utilizar o macete de se substituir a palavra feminina por uma masculina. Se, dessa troca, o A der lugar a AO, é sinal de que a crase deve ser indicada. Observem: substituindo-se o termo reunião por encontro, o título ficaria assim: Ivan e Bens faltam ao primeiro encontro. Portanto, o A que antecede o termo primeira deve receber o acento grave, indicador da crase.



Todo bom escritor deve evitar a repetição desnecessária de uma mesma palavra. Para tanto, podem-se utilizar alguns termos para se referir à palavra que não se deseja escrever. Um desses termos são os pronomes demonstrativos O, A, OS e AS.

No título acima, percebe-se que seu autor omitiu, acertadamente, o termo saúde ao se referir à do homem. Caso contrário, a frase estaria assim escrita: Cigarro é mais nocivo à saúde da mulher do que à saúde do homem. A omissão, portanto, está correta. O único reparo a fazer é que se deixou de utilizar o pronome demonstrativo O para ocupar o lugar vago.

Dessa forma, o título estaria corretamente grafado assim: CIGARRO É MAIS NOCIVO À SAÚDE DA MULHER DO QUE À DO HOMEM.

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "