A região do Seridó começou a ser conhecida e explorada somente nas últimas décadas do século XVIII, alguns anos após a expulsão dos holandeses. A primeira data conhecida, registrando fatos acontecidos na região, é de 1676, referindo-se às lutas em Acauã (hoje, Acari) entre aventureiros colonizadores e indígenas. Cronistas registram também, em 1680, Domingos Jorge Velho atravessando o Boqueirão da Serrota (em Parelhas) e vencendo o gentio local em Acauã, onde já se haviam estabelecido as primeiras fazendas de gado.
Dizimados os indígenas, afluíram, em número representativo, desbravadores provenientes de Pernambuco, Goiana, Igaraçu, da Paraíba e até mesmo Bahia. Já no século XVIII, correntes migratórias do além-Borborema chegavam ao Seridó. Ricas pastagens, terras férteis e abundantes convidavam criadores a se instalarem na região. Antes da Guerra dos Bárbaros, apenas as cercas investiam sertão adentro. Com o recuo indígena, forçado pelo colonizador ambicioso e interessado na posse das terras, os primeiros grandes núcleos familiares se instalam, a partir do final da Guerra dos Bárbaros. Mas isso já é outra história.
Fonte: REGIÃO DO SERIDÓ. Série Base Econômica das Micro-Regiões do RN VI. Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral. Convênio SUDENE/SERFHAN/Governo do Estado. Vol. I e II: Natal, 1973.
0 comentários:
Postar um comentário