HOMENAGEM A UM GRANDE HOMEM: ERNESTO

sábado, 14 de maio de 2011

ERNESTO
INTEGRANTE DO IMBATÍVEL PIRANHAS DA DÉCADA DE 1960

Completam-se hoje oito anos do falecimento de meu sogro, Ernesto. Peço licença a você, caro leitor, para fazer uma homenagem a esse grande homem, transcrevendo abaixo uma crônica que escrevi, por ocasião da missa de 30º dia. 


ADEUS A ERNESTO



NAS ESCRITURAS SAGRADAS, NO LIVRO DO ECLESIASTES, HÁ UMA PASSAGEM QUE DIZ:

 "PARA TUDO HÁ UM TEMPO, PARA CADA COISA HÁ UM MOMENTO DEBAIXO DOS CÉUS: TEMPO PARA NASCER E TEMPO PARA MORRER; (...) TEMPO PARA CHORAR E TEMPO PARA RIR; (...) TEMPO PARA CALAR E TEMPO PARA FALAR; (...)"

COMO SE PASSOU APENAS UM MÊS QUE ERNESTO PARTIU, TALVEZ O MOMENTO AINDA SEJA O DE CHORAR, O DE CALAR, O DE REFLETIR SOBRE ESSA GRANDE PERDA. SUA AUSÊNCIA NOS PRIVOU DA ALEGRIA DE VIVER. SOFREMOS MUITO ANTE A INTENSIDADE DA DOR QUE É PERDER UM ENTE TÃO QUERIDO. QUÃO DOLOROSO ESTÁ SENDO ACORDAR TODO DIA E SE DAR CONTA DE QUE NÃO SE PODERÁ OUVIR SUA VOZ, PEDIR-LHE A BÊNÇÃO, RIR DE SUAS HISTÓRIAS, COMPRAR-LHE UM FARDO DE COBERTAS NA FEIRA DA PEDRA OU COM ELE DISCUTIR FUTEBOL NAS ARQUIBANCADAS DO CAP. SEM ERNESTO, A VIDA PERDEU UM POUCO DE SUA GRAÇA. SEM ELE, FICOU MAIS DIFÍCIL SUPORTAR AS ADVERSIDADES DIÁRIAS. ERNESTO ERA NOSSO FAROL, NOSSO OÁSIS, NOSSO ABRIGO.

MAS NÃO FOMOS APENAS NÓS, FAMILIARES E AMIGOS, QUE PERDEMOS COM SUA MORTE. ERNESTO DESFALCOU CONSIDERAVELMENTE O ELENCO DE CIDADÃOS QUE ESCREVERAM PÁGINAS IMPORTANTES DA HISTÓRIA DE JARDIM DE PIRANHAS. SUA VIDA DEIXOU MARCAS VISÍVEIS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, NO ESPORTE, NA ECONOMIA E NA SOCIEDADE JARDINENSES.

FOI UM FUNCIONÁRIO PÚBLICO EXEMPLAR, COMEÇANDO COMO CONTÍNUO, EM 1955, NOMEADO PELO ENTÃO PREFEITO OSWALDO LOBO, EM CUJA GESTÃO CHEGOU A ASSUMIR INTERINAMENTE O CARGO DE SECRETÁRIO MUNICIPAL. TRABALHOU COM HONRADEZ E DEDICAÇÃO POR MAIS DE 25 ANOS, INDEPENDENTEMENTE DE QUEM CHEFIASSE O PODER EXECUTIVO OU DO CIDADÃO QUE PRECISASSE DE SEUS SERVIÇOS.

NO ESPORTE, ERNESTO FEZ PARTE DA MELHOR EQUIPE DE FUTEBOL DE NOSSA HISTÓRIA — O ESPORTE CLUBE PIRANHAS — JOGANDO AO LADO DE BENEDITO, ARNALDO DE SALES, EVARISTO E ESTILINGO, ENTRE OUTROS, DURANTE OS ANOS 50 E 60. TAMBÉM ERA SÓCIO-PATRIMONIAL E TORCEDOR FERVOROSO DO CAP, QUE, JUNTO AO BOTAFOGO CARIOCA, ERAM SUAS MAIORES PAIXÕES NO FUTEBOL.
  
NA ECONOMIA, ERNESTO FOI UM DOS TANTOS MICROEMPRESÁRIOS TÊXTEIS QUE CONTRIBUÍRAM PARA FAZER DE JARDIM UMA CIDADE RICA EM EMPREGOS, SEMPRE TRABALHANDO COM HONESTIDADE E RESPEITANDO COLEGAS E FUNCIONÁRIOS.

MAS A MAIOR OBRA DE ERNESTO FOI, SEM DÚVIDA, SUA NUMEROSA FAMÍLIA, FATO INCOMUM NOS DIAS ATUAIS. ELE, JUNTO A DONA ELZA, CRIOU E EDUCOU OITO FILHOS, SEM FALAR NOS NETOS, GENROS E NORA, OS QUAIS ELE ACOLHEU EM SUA CASA COMO SE TAMBÉM TIVESSEM SUA PATERNIDADE. NÃO HAVIA PAI MAIS GENEROSO QUE ERNESTO, NEM AVÔ MAIS CORUJA QUE ELE. EM DATAS FESTIVAS OU REUNIÕES FAMILIARES, DAVA GOSTO VER A CASA CHEIA, EM HARMONIA, TODOS REUNIDOS SOB OS SEUS CUIDADOS. ERNESTO NUNCA MEDIU ESFORÇOS EM FAZER A FELICIDADE DOS SEUS. FOI, SEM SOMBRA DE DÚVIDA, UM VERDADEIRO PATRIARCA, QUE NADA DEIXAVA FALTAR A SUA PROLE.

NESTES MOMENTOS DIFÍCEIS QUE SE SEGUIRAM A SUA MORTE, RESTA-NOS SOMENTE CONTINUAR ENXUGANDO AS LÁGRIMAS E REVERENCIANDO A MEMÓRIA DESSE GRANDE HOMEM. CONFIEMOS NOS DESÍGNIOS DIVINOS. BUSQUEMOS O CONFORTO NAS SAGRADAS ESCRITURAS, COMO, POR EXEMPLO, NO SALMO 120, QUE DIZ:

           "O SENHOR TE RESGUARDARÁ DE TODO O MAL,
            ELE VELARÁ SOBRE TUA ALMA.
            O SENHOR GUARDARÁ OS TEUS PASSOS,
            AGORA E PARA TODO O SEMPRE"

FIQUEMOS, POIS, COM A CERTEZA DE QUE ELE ESTÁ SOB OS CUIDADOS DO SENHOR. CONTINUEMOS ASSIM, ORANDO E VIVENDO DE MODO QUE, UM DIA, ALCANCEMOS A GRAÇA DE ENCONTRÁ-LO NOVAMENTE, AO LADO DO PAI.

ADEUS, ERNESTO.
   
NÓS, QUE AQUI FICAMOS, JAMAIS O ESQUECEREMOS.
           
JAMAIS.



0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "