PERFÍDIA

domingo, 5 de fevereiro de 2012


Nos últimos dias, a cidade foi sacudida com a notícia de que Antônio Macaco resolvera apoiar a sobrinha Luana para lhe suceder na Prefeitura. Embora eu não acredite que essa decisão seja para valer, o fato vem se somar à vasta lista de rompimentos ocorridos em eleições passadas.

Em 1972, a vítima foi o então vereador Joca Germano, dado por muitos como o escolhido por Daura Saldanha e Ubaldo Cruz para encabeçar o acordão feito na época, quando se definiu o lançamento de uma candidatura única. De última hora, Joca acabou sendo substituído por Zacarias, que acabou sendo eleito e realizando uma administração bastante contestada, o que facilitou a vitória de José Henrique nas eleições de 1976.

Em 1982, José Henrique foi buscar Galbê Maia na mina Brejuí, em Currais Novos, o qual venceu a disputa com Nivaldo Borges por uma pequena margem de votos. Na eleição seguinte, como era de se esperar, Galbê retribuiria o apoio de José Henrique. Mas não foi o que aconteceu. Aquele acabou se aliando ao antigo rival, Nivaldo, que acabou eleito com a maior vantagem já vista na história política jardinense.

Em 1992, Josidete Maia convidou Zezinho de Ouro para se candidatar a vice-prefeito, o que acabou gerando um desconforto para o filho deste, Orlando, que também seria candidato a vice pelo PT. No dia da convenção, Zezinho foi substituído por Manoel de Angélia, sob a fajuta alegação de que as lideranças políticas estaduais, aliadas da “Guerreira”, não viam com bons olhos uma disputa entre pai e filho.

Em 1996, Nivaldo Borges resolveu contrariar o acordo de eleger Willy Saldanha. Segundo aquele, era ele quem Josidete deveria apoiar. O resultado todos sabem: Nivaldo dividiu os votos do sistema, o que facilitou a volta de José Henrique à Prefeitura e sepultou o sonho de Willy de governar Jardim.

Em 2004, João Maia dizia a todos que apoiaria a candidatura de Gute a prefeito. O vereador petista, porém, foi, na última hora, substituído por Nivaldo Borges, que, segundo muitos, não recebeu de João a atenção merecida.

Em 2008, como resultado do acordão entre os Maias e os Macacos, Beto de José Henrique foi o traído da vez, já que perdeu para Galbê a condição de vice-prefeito de Antônio Macaco. Beto acabou se lançando a prefeito e, no final, acabou obtendo uma votação considerada surpreendente.

Veja, prezado leitor, que rompimentos de acordos são recorrentes nesta terra querida. Não será nenhuma novidade se Rogério for mesmo preterido por Antônio Macaco. As nuvens da política jardinense mudam a todo momento. Pena que o céu continua o mesmo.

17 comentários:

Anônimo disse...

vocês querem matar branco do gago com essa indecisão? digam logo magote de malvados! branco desce do alto com que cor? elídio tem telhado de vidro, luana, não seja laranja. rogério é um predador. kiko quer vantagem, tarcilim quer ganhar. os medrosos torcem pelo desastre. jardim vive muito bem sem a muda. não existe vida sem água. não existe dignidade sem bondade. ainda bem que no dia das eleições é feriado. quem vai para o sítio?

jack malvado

Anônimo disse...

Em 1996 não havia compromisso de Dr. Nivaldo de apoiar Willy, por isso ele foi candidato em faixa própria e o resultado todos sabemos. Dr. Nivaldo sempre cumpriu com os compromisso assumidos sejam políticos ou pessoais.

Anônimo disse...

o grande irmão estará presente nas próximas eleições de jardim de piranhas, trará em seu maletão aparelhos de escuta veicular e ambiental, micro câmeras de alta resolução. toda essa tecnologia para flagrar os sabotadores da República.

alguém sabe dizer que fundou a grande feira de votos de jardim de piranhas?

jack malvado

Aécio disse...

Excelente texto Alcimar.

Ps.: Pena que o blog ta sendo poluido por esses comentários sem pé nem cabeça que parecem vir de alguém que usa droga antes de escrever....

Anônimo disse...

E porque vc não acredita nessa decisão de Antônio????? será que vc também quer o Rogério???????? ou vc quer dizer que Antonio não tem palavra?? explique melhor essa sua afirmação de que a decisão de Antônio apoiar Luana, não seja pra valer.

Anônimo disse...

quer comentários politicamente corretos, aecinho? vá se conversar. mas vá antes que o padre tome uma talagada do "sangue de cristo"...

jack malvado

Anônimo disse...

Caro amigo Alcimar.

É preciso lembrar que, Maia e Macacos entraram na política obtendo êxito em nossa cidade, pelas mãos do saudoso José Henrique. Parabéns pelo o exelente texto.

Anônimo disse...

os predadadores e carniceiros espreitam a prefeitura da terra de padre joão maria.

avante jardim! com incompetentes e corruptos. a prefeitura de jardim de piranhas se tornou um banker dos amaldiçoados.

a grande maioria das pessoas da cidade está no velório da Educação e da Economia do município. enquanto quem rouba na prefeitura, se estira no luxo. pior. quem tem competência e lisura, não é nem cogitado para o cargo de prefeito. eita porra!

jack malvado

Anônimo disse...

alcimar, o sobrinho de tancredo tá dizendo que você é o gari dos comentários da drogalândia.

jack malvado

Anônimo disse...

Pelo o que acompanhamos somente o Saudoso José Henrique e sua familia não quebraram acordo e mantiveram sua palavra.

. disse...

Não acredito porque considero um enorme erro político. Acho que Antônio não dividiria os votos de seu sistema. Somente por isso. Já afirmei várias vezes que não tenho predileção por nenhuma liderança política local. Mas respeito todas.

. disse...

Acho que Nivaldo tinha o dever moral de apoiar quem sempre esteve a seu lado, nas vitórias e nas derrotas, como foi o caso de Willy.

Anônimo disse...

empresários como joão maia, elídio, antônio macaco e rogério usam ou querem usar a política para alavancar seus négocios. diga que é mentira, alguém que tenha um pouco de inteligência.só os tolos acreditam que empresários bem sucedidos abandonam seuslucrativos negócios, para cuidar do povo sofrido, hein? pior. alguém que queira realmente desenvolver o munícipio, tem que tomar a benção aos representantes do oportunismo. quer um exemplo? por que o deputado joão maia destinou milhões em emendas parlamentares para vários municípios, enquanto os esgotos correm a céu aberto nas principais avenidas de sua cidade natal. esgotos esses que poluem a caixa d'água da região, o rio Piranhas. jack malvado, responde. atualmente, emendas parlamentares para jardim de piranhas não tem compensação significativa.

jack malvado

Anônimo disse...

Não vejo erro algum em Antônio apoiar sua sobrinha, ou qualquer outra pessoa; Ele fez uma administraçao boa e tem o direito de apoiar quem quer que seja; esse negócio de erro político, é pretexto para que Antônio apoie Rogério. Com essa sua análise, vc mostrou a sua preferência política em Jardim.

Anônimo disse...

tem churrasco no alpendre
bebidas pra valer
esmolar de todos os tamanhos
meus eleitores vão ter
depois me tranco na prefeitura
e boto pra fuder

jack malvado

Anônimo disse...

vida difícil esta em jardim de piranhas, não poder fazer um comentário,que esta de um lado ou de outro,tem que ser cego,surdo e mudo.

Anônimo disse...

já disse Rui Barbosa "chegará o dia dos honestos terao vergonha de dizer que são honestos".

a politica brasileira vem melhorando a passos de tartaruga, essa lama podre que se tem nas prefeituras é fruto de todo um sistema judiciário falho, sem punições severas, ta na hora da justiça entrar p valer, algemar e trancar politico de colarinho branco. td isso p servir de exemplo.

p frente p BRASIL, sonho q apreedamos a votar em 2012

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "